Da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Santarém
Foto: Aritana Aguiar

A Arquidiocese de Santarém publicou nesta terça-feira (30), o Protocolo para a retomada das Celebrações Comunitárias presenciais no contexto da pandemia da Covid-19. A divulgação foi feita durante coletiva de imprensa nas dependências do Sistema Arquidiocesano de Comunicação que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, do coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Odirley Maia, e do assessor jurídico da Arquidiocese, Josinaldo Gato. As celebrações podem retornar gradualmente a partir deste sábado, 4 de julho.

De acordo com o documento, podem retornar as igrejas localizadas na zona urbana do município de Santarém, as igrejas localizadas nas zonas urbanas dos demais municípios da Arquidiocese: Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Prainha, desde que o município não determine o contrário, e as igrejas sedes de paróquias e áreas pastorais localizadas nas zonas rurais de Santarém e dos demais municípios da Arquidiocese. No entanto, o protocolo esclarece que as celebrações comunitárias presenciais nas demais comunidades rurais da Arquidiocese permanecem suspensas até que haja comunicado liberando o retorno.

Segundo o documento, ainda continuam suspensas as demais atividades como os encontros pastorais, catequeses, movimentos, formações, CEBs, dentre outros. O documento diz, também, que os idosos acima de 60 anos, as crianças com menos de 12 anos e as pessoas de grupo de risco, estão dispensados do preceito dominical.

Sobre o agendamento para participar das celebrações, o documento esclarece que deve ser feita uma inscrição prévia: “As inscrições e agendamentos para as celebrações sejam feitas na secretaria paroquial, preferencialmente por telefone ou, se possível, por meios eletrônicos como e-mail, site ou aplicativo paroquial ou ainda, conforme decisão do pároco”.

O documento finaliza afirmando que a Arquidiocese de Santarém “poderá alterar as orientações, ou mesmo, interromper a retomada das celebrações, dependendo das decisões, indicações e entendimento das autoridades e especialistas da área de saúde”.

PROTOCOLO DE RETOMADA DAS CELEBRAÇÕES LITURGICAS PRESENCIAIS

Confira no link acima todas as orientações de retomadas, que inclui Orientações para Celebrações Sacramentais e o funcionamento da Cúria Metropolitana, Centro Arquidiocesano de Pastoral, Secretarias Paroquiais e demais setores arquidiocesanos.

Ouça entrevista com dom Irineu Roman: