A Faculdade Católica de Belém, mantida pela Arquidiocese de Belém do Pará, inaugurou no último dia 04 de dezembro, na sua sede localizada em Ananindeua, a Capela São João Paulo II, construída exatamente no local onde em 1980, quando passou por Belém, o então Papa João Paulo II  repousou após um almoço oferecido no Seminário São Pio X.

Desde aquela data, o quarto foi mantido conservado e não era utilizado, ficando apenas como lembrança. Com o surgimento da  Católica de Belém naquelas dependências, veio o sonho de edificar ali uma Capela dedicada ao Pontífice declarado Santo pela Igreja Católica em 27/04/2014.

A Missa de inauguração da Capela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém e Grão Chanceler da Católica de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada por seu Bispo Auxiliar e diretor sócio da Católica de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e também concelebrada pelos Cônegos Vladian Alves, diretor geral da faculdade, Jayme Pereira, e pelos Padres Cleiton Liker, vice-reitor do Seminário São Pio X, e Cláudio Pighin, diretor da Missão Friuli Amazônia.

A Capela recebeu mosaicos produzidos por alunos da Escola de Mosaico do projeto Missão Friuli Amazônia. Os alunos foram orientados pelo maestro mosaicista William Bertoia. As laterais do Presbitério são marcadas com dois mosaicos de duas épocas sucessivas da arte cristã, tratam-se de representações da Eucaristia (pão e vinho) da época paleocristã, na época do Império Romano. Por trás do Altar encontra-se outro mosaico representando Jesus Cristo de braços abertos, acolhedor e ressuscitado.

A Capela também possui uma imagem de São João Paulo II, colocada em um pequeno altar que possui uma relíquia do santo: a almofada que o Pontífice usou para uma breve oração na Capela do Seminário Arquidiocesano. A peça foi doada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, Monsenhor Marcelino Ferreira. Na porta da Capela, está outro mosaico com o rosto de João Paulo II produzido com 400 a 500 peças de vidro cortados a mão. Por fim, ao lado da porta de entrada encontram-se as placas de inauguração da Capela e outra placa com os nomes dos alunos da Escola de Mosaico.

Imagens: Fab Maíra e Jéssica Bendelak (Comunicação da Faculdade Católica de Belém)