Iniciou na manhã desta segunda-feira, 27, o 1º Encontro Regional de Aprofundamento Socioambiental. O evento segue até a próxima quarta-feira, 29. O evento tem como objetivo: escutar, acompanhar, animar, comunicar e unir as forças para responder aos grandes desafios da dimensão socioambiental da evangelização nos Estados do Pará e do Amapá. Cerca de 25 pessoa participam do encontro. Entre eles estão os coordenadores diocesanos de pastoral das 13 dioceses e prelazias que compõem o Regional Norte 2.  Roberto Malvezzi, assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil), também está no encontro para fomentar as discussões acerca do eixo sócio-ambiental da rede.

Nos três dias serão abordados os princípios da Pastoral Orgânica, da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora e da REPAM. Além disso, serão discutidos os planos de pastoral de cada diocese/prelazia e encaminhado pautas em comum para o avanço da ação evangelizadora da Igreja.

De acordo com a secretária executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, “a dimensão socioambiental da evangelização é um eixo transversal que perpassa sobre todas as expressões pastorais, a presença da Coordenação de Pastoral é fundamental para que tenhamos um olhar amplo e maduro a fim de que possamos colaborar na construção do referido mapeamento de ações concretas, as quais já podem estar ocorrendo nas bases, ou ainda em nível de elaboração”.

Coordenadores de Pastoral colocam as realidades de suas Dioceses/Prelazias