No último dia 09 de novembro foi realizada a reunião da equipe de coordenação ampliada do Conselho Missionário do Regional Norte 2 (COMIRE), na sede da CNBB N2, em Belém do Pará. O encontro reuniu lideranças missionárias das dioceses de Abaetetuba, Cametá, Bragança e da arquidiocese de Belém, assim como, representações da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Organização Santas Missões Populares (OSMP), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Juventude Missionária (JM), Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs), Centro MAGIS da Amazônia e Missão nas Fronteiras.

Promovido pela equipe executiva do COMIRE, este momento buscou aprofundar o entendimento coletivo sobre sentido, objetivos e importância dos conselhos missionários em diversas instâncias, assim como, a formação e articulação missionária em nível de regional.  “É preciso ouvir os gritos que ressoam nas bases para se construir um caminho de unidade na missão”, como ressaltou Taiana Carolina, da OSMP/COMIRE.

Irmã Rebeca fez um momento de partilha sobre a Missão nas Fronteiras

A presença e o valioso testemunho de Irmã Rebeca Spires, do CIMI, sobre a Missão nas Fronteiras, foi o momento alto do encontro, o que inspirou e norteou os trabalhos em grupos. “O desafio da Missão nas Fronteiras é de todos nós, é a maior jóia deste Regional”, enfatizou Irmã Rebeca em intenso testemunho. E, de fato, todos os presentes reconheceram a importância da missão e as necessidades urgentes que a mesma enfrenta.

Dentre os encaminhamentos e compromissos assumidos neste encontro estão a produção de material para potencializar a divulgação do Projeto Missão nas Fronteiras como vídeo teaser e powerpoint, o que será garantido com a visita da equipe executiva em lócus. O apoio financeiro imediato das obras missionárias através de ações atividades de arrecadações de fundos para a missão.

Outro ponto importante amplamente enfatizado foi a questão formativa, que precisa ser mais efetiva e com maior presença do COMIRE nas dioceses, para apropriação de temas como o texto pós sínodo, o programa missionário nacional, e as diretrizes gerais para ação evangelizadora. Todas as propostas e sugestões foram acolhidas pela equipe executiva, que permanecerá em sintonia na animação e articulação missionária deste regional.

O encontro estendeu-se até as 17h, e foi concluído com momento de oração em círculo, onde todos puderam reafirmar os compromissos assumidos e pedir a Virgem Maria que ilumine e impulsione as missionárias e missionários que caminham neste chão amazônico. Um grande desafio para a missão é transcender as estruturas e ser mais humano e sensível ao clamor dos pobres, precisamos ser mais sensíveis na escuta, para sermos mais humanos na ação.

 

Texto e fotos: Renan Rosário / COMIRE