A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Norte 2) realiza entre os dias 28 e 29 de janeiro a escuta da comunidade acadêmica para o Sínodo da Amazônia que ocorrerá em outubro próximo, no Vaticano. “Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogo”, é o tema do encontro que reunirá diversas personalidades entre bispos, religiosos, professores e pesquisadores.

A escuta da comunidade acadêmica é uma realização da CNBB Norte 2 em parceria com a Arquidiocese de Belém, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) que sediará o evento em seu campus no bairro do Guamá. A Diocese de Cametá, a Prelazia do Marajó, os campi da UFPA de Cametá e Soure e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) são apoiadores do evento.

A programação conta com debates, apresentações artísticas-culturais e diversas palestras com pesquisadores, professores e autoridades eclesiásticas. Entre os temas a serem abordados, estão: o direito, a diversidade, identidade e sabedoria dos povos amazônicos; a presença da Igreja na Amazônia; e a espiritualidade dos povos amazônidas.

Entre os principais participantes, destacam-se: o arcebispo metropolitano de Belém e vice-presidente da CNBB Norte 2, dom Alberto Taveira Corrêa; o bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, dom Frei Bernardo Bahlmann; o bispo emérito do Xingu e presidente da REPAM Brasil, dom Erwin Kraütler; o procurador da República, Dr. Felício Pontes; e o reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho.

O Sínodo para a Amazônia foi convocado pelo Papa Francisco em Outubro de 2017. Segundo o Papa, é necessário um olhar atento e especial da Igreja Católica do mundo inteiro para a região pan-amazônica. Por causa do Sínodo, desde então a Igreja Católica na Pan-Amazônia vem realizando escutas, rodas de conversas e projetos que visem somar resultados para basear o trabalho dos bispos amazônidas durante as reuniões que serão realizadas em Roma.

Serviço:

“Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogo”, escuta da comunidade acadêmica para o Sínodo da Amazônia.

Dias: 28 e 29 de janeiro de 2019 (segunda e terça-feira).

Horário: 09h às 12h; 14h30 às 18h (em ambos os dias)

Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação de Letras PPGL/UFPA (Espaço de Ensino Mirante do Rio), acesso pelo portão 2 da UFPA.

Entrada Franca