Nos dias 01, 02 e 03 de setembro, aconteceu na cidade de Terra Santa no oeste paraense, o conselho de Leigos da Diocese de Óbidos. Estavam presentes representantes das Paróquias de Santa Isabel – Terra Santa, Nossa Senhora da Saúde – Juruti, Sagrado Coração de Jesus – Juruti Velho, São João Batista – Faro, São Sebastião – Tabatinga, Santo Antônio – Oriximiná, São Raimundo Nonato – Curuá, Sant’Ana – Óbidos, São Francisco e Santa Clara – Óbidos, e São Martinho de Lima – Óbidos, bem como representantes da Área Missionária Maria Imaculada – Porto Trombetas.

Wanderley Turine da Equipe de Formação Nacional dos Leigos foi o facilitador, e expôs sobre o Documento 105 da CNBB que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, o presente documento tem a afirmação dos cristãos leigos e leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais, compreendendo sua própria vocação e missão.

Papa Francisco enfatiza que “os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja”, o que firma ainda mais o compromisso da Diocese de Óbidos com os leigos e leigas pois cresceu a consciência, da identidade e da missão na Igreja.
Além do estudo feito, o momento foi de entrosamento entre as paróquias, de alegria, felicidade e partilha.

Ao final do Evento, as paróquias se reuniram para decidir possíveis datas para propagar os ensinamentos acerca do Documento 105 da CNBB, ficou acertado também que o próximo Conselho de Leigos acontecerá no ano de 2018 na cidade de Óbidos sobre a responsabilidade da Paróquia São Francisco e Santa Clara e São Martinho de Lima.

Com informações de Christian Leão/ Diocesano de Comunicação Midiática
Foto: Juliana Pereira