Nesta sexta (21) e sábado (22), às vésperas da festa de Pentecostes, a Diocese de Castanhal realizou mais uma edição do seu Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), desta vez, via plataforma Google Meet. O CDP é instrumento de comunhão e sinodalidade em uma Igreja particular e reúne os padres, diáconos, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e serviços, mais cinco lideranças leigas de cada paróquia e as casas de formação presbiteral. Ordinariamente o CDP é convocado duas vezes ao ano na Diocese de Castanhal, mas em consequência da pandemia, em 2020 não houve nenhuma edição.

Os trabalhos do CDP se concentraram no tema pastoral diocesano de 2021: “Sozinhos não dá, só dá COM”. As paróquias, que reuniram seus participantes em loco para participar do Conselho, realizaram quatro trabalhos de grupo a partir de provocações oferecidas pela comissão organizadora. Os trabalhos foram sobre a recepção da Carta Pastoral 2021; a ação evangelizadora com as famílias, com os jovens e a questão das pequenas comunidades eclesiais missionárias, que são os três eixos fundamentais da Carta Pastoral.

Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano

A metodologia foi pensada para que o trabalho de grupo fosse, antes de tudo, um contributo para a avaliação e planejamento da própria paróquia que refletia entre os seus. Após os grupos, abria-se a plenária livre para o relato do que foi partilho e os grupos encaminhavam tudo por escrito para a Secretaria Pastoral Diocesana. Ao fim da programação, foram apresentadas as sínteses propositivas destes relatórios que se tornaram as conclusões do CDP.

Outros temas também foram abordados no Conselho, como: a atuação da Pastoral Catequética neste tempo de pandemia; o relato dos desafios enfrentados pelas pastorais e movimentos; a memória das lideranças falecidas vítima da covid-19; a formação dos agentes da Pastoral do Meio Ambiente; e o Estudo de Cidadania Cristã. O Secretário Diocesano de Pastoral, Victor Paiva,ofs, apresentou ainda o Plano de Formação de Lideranças, que será realizado online entre junho e agosto envolvendo seis categorias: coordenação de comunidade capela; animadores de pequenas comunidades; novos catequistas; jovens animadores; casais coordenadores da Pastoral Familiar e equipes de Liturgia.

O CDP encerrou na tarde do sábado (22) com as palavras de Dom Carlos Verzeletti aos mais de 250 participantes, dizendo: “As pessoas anseiam que falemos ao seu coração. Precisamos estar próximos, nos fazer mais próximos, ser mais próximos”. O bispo convidou ainda à oração pelo Diácono Jefferson Lima, que será ordenado padre no próximo sábado (29/05), e pelos acólitos Carlos Ravi e Giovanni Nascimento, que serão ordenados diáconos transitórios no mês de junho. O próximo CDP está previsto para os dias 12 e 13 de novembro deste ano.

Central de Redação – Diocese de Castanhal