Desde a manhã desta quarta-feira (22/11), está acontecendo a reunião do Conselho Regional da Comissão Pastoral da Terra – CPT, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), com a participação dos conselheiros representando as dez equipes dos municípios de: Marabá Tucuruí, Xinguara, Tucumã/São Felix, Anapú, Itaituba, Santarém, Óbidos, Ananindeua, Marajó.

O principal objetivo da reunião é discutir as realidades vivenciadas por cada equipe, em que cada um irá relatar a situação de conflito vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras das regiões. Além da violência no campo e pela disputa de terra, as quais massacram dezenas de trabalhadores/as rurais ano após ano.

Durante a abertura do Encontro, houve uma breve análise da atual conjuntura nacional e regional, que tem revelado retrocessos, entre outros aspectos que se tornam uma ofensiva direta contra os direitos dos/as camponeses/as e dos povos tradicionais.

Como parte da programação do Conselho, no dia 24 de novembro haverá o lançamento do livro: Atlas de Conflitos na Amazônia – Articulação das CPT’s Amazônia (Org.) – às 10 horas, no Auditório Fabrício Ramos Couto – CEAF, no bairro da cidade Velha, em Belém.

O Encontro vai até o dia 25 de novembro, e contará com a Presença do Bispo acompanhante da CPT, Dom Vital Corbellini da Diocese de Marabá. Haverá também um momento de avaliação dos trabalhos desenvolvidos juntos aos camponeses e camponesas e comunidades tradicionais das áreas acompanhadas, como forma de olhar a atuação da CPT no Estado do Pará e melhorar as estratégias de intervenção diante da situação alarmante dos conflitos e dos desrespeitos aos direitos humanos desses povos.