Com informações de Prelazia de Ponta de Pedras

Com o tema: “Família: partilha e missão” e o lema: “Somos a família de Deus em missão”, a Diocese de Ponta de Pedras realizou, na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, no período de 08 a 11 de fevereiro, a sua Assembleia Diocesana de Pastoral, contando com a presença se cerca de cem pessoas entre sacerdotes, religiosas e leigos engajados na vida eclesial. Todas as paróquias e a maioria das pastorais e movimentos estiveram representados no encontro, que, pela sua importância, é chamada de magna assembleia.

A Assembleia é o momento mais importante de encontro na Diocese. Nela acontecem formações sobre diversos temas de interesse da comunidade, fazem-se avaliações sobre a caminhada diocesana e são planejadas as ações pastorais da igreja particular. A partir da chegada de Dom Teodoro na Diocese, a Assembleia Diocesana passou a ser realizada de quatro em quatro anos, com o objetivo de que as ações planejadas sejam melhor efetuadas e obtenham mais êxito. Antes do governo do atual bispo, as assembleias aconteciam de dois em dois anos.

O tema central da Assembleia foi desenvolvido em palestra ministrada pelo Pe. Antonio Cardoso, vigário geral da Diocese, que destacou o trabalho do Encontro de Casais com Cristo (ECC) como um serviço que tem rendido bons frutos para as famílias. Outros temas também foram desenvolvidos nos dias da assembleia como: dízimo e autossustentabilidade, conjuntura política, Campanha da Fraternidade 2020, novos carismas e movimentos da Igreja, Sínodo para a Amazônia e ecologia integral, diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Também aconteceram exposições da atuação das pastorais e movimentos, reuniões entre os membros de cada paróquia, avaliação e revisão do Plano Diocesano de Pastoral, eleição e apresentação dos novos membros do Conselho Diocesano de Pastoral.

Ao término da Assembleia, Dom Teodoro fez os agradecimentos a todas as equipes que ajudaram na realização do evento. Como resultado dos trabalhos, foi redigida uma carta ao povo de Deus, sintetizando os principais desdobramentos da Assembleia. Tal carta deve ser lida em todo o território diocesano.

Ordenação diaconal – Na noite de 09 de fevereiro, segundo dia da Assembleia, em solene celebração na Catedral Diocesana, aconteceu a ordenação do diácono Jorge Natalino Martins Alves, que, após três anos de preparação, se tornou o quarto diácono permanente da Diocese. Em sua homilia, Dom Teodoro ressaltou a centralidade da missão do diácono, que se sintetiza no exercício da caridade, da liturgia e da palavra. Após a pregação, deu-se continuidade ao rito de ordenação com o propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos, oração consecratória, revestimento das vestes diaconais e entrega do livro dos Evangelhos. Após a comunhão, o neo-diácono fez o agradecimento aos que colaboraram na sua caminhada. Após esse momento, o bispo nomeou-o para atuar nas pastorais sociais da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição.