Com informações do Mons. Raimundo Nonato (Diocese de Cametá-PA)

Foi realizado entre os dias 040 e 16 de novembro, na Casa San Juan de Ávila, em Roma, o curso para Reitores e Formadores de língua portuguesa promovido pela Congregação para o Clero. Do Regional Norte 2 estiveram presentes quatro participantes: Mons. Raimundo Nonato, reitor do Seminário Maior Bom Pastor, da Diocese de Cametá-PA e presidente regional da OSIB; Cônego Vladian Alves, reitor do Seminário São Pio X, da Arquidiocese de Belém-PA e diretor da Faculdade Católica de Belém; Pe. Rubinei Valente, reitor do Seminário São Pio X da nova Arquidiocese de Santarém-PA; e o Pe. Hortêncio Medeiros, reitor do Seminário Menor/Propedêutico da nova Diocese do Xingú-Altamira-PA.

Pe. Rubinei Valente, de Santarém-PA; Mons. Raimundo Nonato, de Cametá-PA; Cônego Vladian Alves, de Belém e Pe. Hortêncio Medeiros, do Xingu-Altamira.

O curso teve como objetivo aprofundar a Rátio Fundamentalis Institutionis Sacertotalis – o dom da vocação presbiteral, aprofundando as quatros etapas do processo formativo para o sacerdócio: propedêutica, discipular, configurativa e da síntese vocacional. Ao todo participaram 87 padres reitores e formadores de todo Brasil que viveram dias intensos de estudos, espiritualidade e fraternidade e partilha, além de Missa na tumba de São Pedro na Basílica Vaticana, na Igreja de Santa Maria Maior e audiência com o santo padre na Praça São Pedro.

Foto oficial dos participantes do encontro

Para o presidente da OSIB Regional Norte 2, Mons. Raimundo Nonato, o encontro com o Papa Francisco foi animador para cada cursista.  “Encontrar com o Papa Francisco, mesmo que por alguns minutos, é a oportunidade de sentir com a Igreja que olha para os futuros padres com muita esperança. As palavras do Papa para nós, reitores e formadores, foi como que uma síntese de todo o curso: ‘O vosso trabalho de reitor é muito, muito importante, para formar os novos sacerdotes que sejam livres, mas livres no coração, livres no amor a Jesus, e as pessoas. Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades com Deus, na oração, com o bispo, entre os irmãos presbíteros e com o povo de Deus’, imagino que esse é o nosso desafio daqui pra frente”. O curso encerrou com uma Missa presidida por dom José Carlos Patron, secretário para os Seminários da Congregação para o Clero que, ao final, entregou a cada um dos participantes o certificado de conclusão.

Sacerdote da Amazônia que participaram do encontro