Marabá realizou mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA

            Entre os dias 20 e 21 de Outubro de 2018, foi realizado em Marabá a trigésima oitava edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foi uma festa muito bonita, com participação popular bem significativa que reuniu milhares de pessoas. Foi uma ocasião de evangelização e louvor a Deus Uno e Trino por intercessão de Maria, a Virgem de Nazaré.

Mais de 250 mil romeiros e romeiras participaram. Tudo decorreu na maior tranquilidade, unidade e a amor a Maria e ao seu Filho Jesus Cristo. No sábado, foram realizadas as missas ocorridas no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16 e na parte da noite, perto da catedral diocesana de Marabá, com a troca do manto. Neste ano ocorreu o Círio Fluvial, fato que não acontecia há dois anos. Por isso os pescadores alegraram-se com o Círio Fluvial, pois nos últimos dias choveu um pouco mais para a realização do mesmo. No sábado, dia 20 de Outubro houve a troca do manto, na missa ocorrida perto da catedral diocesana com uma boa participação popular. A troca do manto é importante porque será o manto até o ano sucessivo. Ele diz respeito também à necessidade de termos um manto novo para que assim como pessoas renovadas em Cristo realizemos ações boas a serviço de todos e, sobretudo no Reino de Deus. Tivemos também após a missa o show com os cantores de Deus que cantaram musicas à Maria e ao Senhor Deus da história salvadora.

No dia 21 de outubro, domingo, ocorreu a missa às 6h presidida pelo Bispo diocesano Dom Vital Corbellini e concelebrada por diversos sacerdotes. Em seguida teve a procissão até o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, trecho que tem mais de 7Kms. Foi bonita a procissão com milhares de pessoas ajudados com a corda da berlinda. A corda possui o significado de as pessoas pagarem promessas, agradecerem graças alcançadas em Cristo por Maria Santíssima, pedirem novas graças. É toda uma devoção popular que está ao redor da corda, porque ela liga a Maria e Maria ao seu Filho Jesus Cristo.

Ao longo do caminho ocorreram homenagens à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, e também foram feitas diversas orações, sobretudo a reza do rosário, acompanhados com cânticos e louvores a Cristo e à Maria. Tudo terminou no final da manhã aonde a procissão se dirigiu perto do palco para a missa de encerramento do, também presidida pelo Bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, e concelebrada por diversos sacerdotes. Nós estamos felizes pelo Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorrido em Marabá na qual foi uma benção de Deus, por intercessão de Maria Santíssima.

É uma devoção de muito carinho à Maria e ao seu Filho Jesus Cristo. Tudo o que pedirmos a Maria conduzirá ao seu Filho Jesus Cristo. Somos felizes pela participação do povo de Deus, pela sua coordenação, pela realização do Círio Missionário que visitou mais de 1000 famílias, por tantas pessoas que contribuíram para que o trigésimo Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorresse da melhor forma. Deus seja louvado pelo Círio, ocasião de evangelização e de muito carinho e amor a Maria e a Jesus Cristo.