A urna com os restos mortais de dom José Elias Chaves Júnior já está em solo paraense. Dom Elias foi o segundo prelado de Cametá, conduzindo este rebanho por 19 anos, entre 1980 e 1999. O bispo era mineiro da cidade de Bambuí, Diocese de Luz-MG. A urna com os restos mortais de dom Elias estiveram expostas em sua cidade natal desde a sexta-feira, 16. Na segunda-feira, 19, após uma Missa com a presença de vários sacerdotes e religiosos, a urna iniciou a peregrinação com destino à capital paraense, Belém.

Em Belém, as relíquias do “bispo dos pobres”, como era conhecido dom Elias, foi recebida com festa pelos seminaristas da diocese cametaense. O bispo diocesano, dom José Altevir da Silva, as recebeu no começo da madrugada desta quarta-feira, 21, no Aeroporto Internacional de Belém. Com ele esteve o vigário geral da Diocese de Cametá e reitor do seminário diocesano, Monsenhor Raimundo Nonato. Às 05h houve Missa Solene no Seminário Diocesano Bom Pastor, em Ananindeua-PA.

Ainda pela manhã, às 08h, dom Altevir celebrou na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Instituto Catarina Labouré), em Belém-PA, com as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Algumas das religiosas conviveram e cuidaram de dom Elias. Após esta celebração, dom Altevir embarcou para Cametá onde o povo recebeu a urna com grande alegria e emoção, já no final da tarde. Dom José Maria Chaves, bispo de Abaetetuba-PA, natural de Oeiras do Pará que pertence à Diocese de Cametá, também está participando da programação.

A programação com a urna segue nestes dias. No próximo domingo, 25, após a Missa de encerramento do Congresso Jubilar de Ouro das Comunidades Cristãs, a urna será enterrada na Catedral de São João Batista, onde continuará recebendo a veneração e carinho dos fiéis.

Confira a programação:

Dia 21/08 (Quarta-feira)
17h- Porto da Boa Esperança.
Seguido de uma breve CAMINHADA
18h – Missa na Catedral.


Dias 22, 23 e 24/08 (quinta-feira a sábado)
A URNA com os Restos Mortais ficará na Capela do Hospital Santa Luísa de Marillac, em Cametá-PA. Visitação do público nos seguintes horários:
08h às 12h e das 16h às 18h
* às 17h dos dias 22, 23 e 24, haverá Tríduo na Capela do Hospital.
Nos demais horários indicados sempre haverá um grupo em oração.


Dia 25/08 (Domingo)
17h – CAMINHADA saindo da Paróquia Santa Maria para a Paróquia São João Batista.
18h- Missa em frente à Catedral em seguida o ENTERRO dos restos mortais de Dom José Elias na
Catedral de São João Batista.

O bispo dos pobres – José Elias Chaves Júnior, nasceu em 28 de abril de 1926 na cidade de Bambuí no Estado de Minas Gerais. Filho de José Elias Chaves e Maria Avelina Chaves. Em 1940, aos 14 anos, entrou para o seminário menor de Caraça, onde cursou o Ginasial e o segundo grau. Em 1946, fez o noviciado e os votos na Congregação da Missãono Seminário maior de São Vicente de Paulo, em Petrópolis (RJ), licenciado em Filosofia e Teologia. Dom José Elias teve em sua caminhada pastoral desde o seminário até o episcopado:

  • Ordenação Sacerdotal em 18 de outubro de 1953;

  • Recebeu a nomeação de Bispo pelo Papa João Paulo II no dia 21 de maio de 1980;

  •  Foi sagrado Bispo em 25 de julho do ano de 1980, na Matriz de Santa Ana de Bambuí-MG.

  • Chegada na Prelazia de Cametá, assumiu a Prelazia em 24 de outubro de 1980.

  • Foi Presidente do Concelho Municipal de Saúde em Cametá de 1993 à 1997.

  • Bispo acompanhante da CPT do Regional Norte II.

  • Foi presidente do Regional Norte II da CNBB.

  • Representante do Regional Norte II no Conselho Permanente da CNBB.

Foi fundador do Seminário Menor Padre Josimo, no bairro da Aldeia na cidade de Cametá. Em 2001, ainda como bispo emérito da Prelazia, entregou a mesma aos cuidados de sucessor, dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR. Relato do próprio dom José Elias, que o clero secular diocesano já contava com 10 padres, e ainda deixou no Seminário Maior São Gaspar, em Belém, sete ou oito seminaristas maiores pertencentes à Prelazia de Cametá. Renunciou ao múnus pastoral no dia 29 de setembro de 1999, por limite de idade, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Ficou na condição de bispo emérito, residindo parte do tempo em Cametá e Tucuruí (onde até hoje existe padres lazaristas). Assim, por motivos de saúde, dom Elias voltou para Minas Gerais, mas ainda pensava em retornar para ser missionário nesta região, mas, pelos desígnios de Deus isso não foi possível e no ano 1999 veio a falecer, no dia 31 de outubro de 2006, em sua cidade natal.

Seu lema Episcopal foi: EVANGELIZAR OS POBRES. Trazendo consigo o desejo de servir aos fiéis carentes desta porção do povo de Deus a ele confiada. Segue um trecho das palavras de Dom José Elias Chaves por ocasião da sua vinda a Prelazia de Cametá:

“Serei Bispo de todos e para todos, mas como vicentino e a grande opção preferencial da CNBB pelos pobres, serei principalmente Bispo dos pobres e para os pobres”.

Dom José Elias com o Papa (hoje, santo) João Paulo II