A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém promoveu nos dias 20 e 21 de outubro, o 19º Encontro Diocesano da Pascom – Edipas. O tema foi “Pastoral da Comunicação na trilha do Sínodo para a Amazônia”, e teve o objetivo de refletir sobre os processos de comunicacionais da igreja local à luz dos preparativos para o Sínodo que é um encontro dos bispos, marcado para o próximo ano, que vai trabalhar os “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O evento reuniu agentes da Pascom dos municípios de Santarém, Belterra, Almeirim, Monte Alegre e Prainha, no auditório da Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal. A metodologia usada foi a do VER, ILUMINAR E AGIR do documento preparatório para o Sínodo da Amazônia.

No VER, o bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, apresentou o documento do Sínodo, explicando os objetivos da Igreja na discussão dos novos caminhos para uma ecologia integral. Em trabalhos de grupos, os participantes discutiram sobre as perguntas preparatórias ao encontro a partir da realidade local.

O segundo momento do Edipas foi o ILUMINAR, com a mesa de debate “Meio ambiente, Ecologia Integral e Compromisso Social”, a participação da Comissão de Justiça e Paz da Diocese através do padre Edilberto Sena; da Coordenação de Pastoral, com a professora Eloisa Alves; do professor Ormano Sousa, que faz parte dos formação da Pastoral da Comunicação. Respectivamente, eles falaram sobre a encíclica Laudato SÍ, do Vaticano, o Plano de Pastoral da Diocese e o documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB que trata sobre o papel do leigo na igreja.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana