Estamos iniciando um tempo novo, tempo de espera e de conversão de vida, rumo ao Natal, nascimento do Senhor Jesus Cristo. O advento é o tempo de chegada e o ponto de partida de cada Ano Litúrgico. Nós comemoramos o Cristo que veio, o Cristo que está vindo agora no presente em cada um de nós, preparando aquela vinda gloriosa, no final dos tempos.

O Primeiro Domingo do Advento do Ano A esboça o tema do Senhor que virá. A primeira celebração litúrgica propõe-nos a perspectiva final; a vinda do Filho do Homem que exige a preparação nossa em obras boas de amor, de caridade. A perspectiva escatológica vem carregada de confiança, alegria, esperança, paz. Devemos conjugar a esperança messiânica do AT e a expectativa cristã. Cristo não só virá no final dos tempos, mas cada dia de novo no encontro existencial de cada um de nós e da comunidade. Como os antigos israelitas, e dos primeiros cristãos, criamos em nós uma atitude escatológica que é de estarmos prontos para nos encontrar com Jesus, o Senhor de nossa vida. O tema litúrgico coloca a comunidade eucarística em atitude de espera.

O Senhor solicita de seus discípulos de estarem atentos pois nós não sabemos qual dia o Senhor virá, assim como nós não sabemos à hora do ladrão que pode bater em nossas portas. O Senhor nos convoca à vigilância na oração e na ação. Nós vivemos no provisório; este mundo e o seu bem-estar não são a última palavra de nossa existência e de nossa história. Cristo Jesus espera de nós pessoas de vida familiar, comunitária e social na realização do bem, da justiça e do amor. São Paulo lembra que a salvação já está próxima de modo que é preciso revestir-se de Jesus Cristo. Somos convidados a viver em comunidade o amor do Senhor. Bom advento para todos!

Dom Vital Corbellini

Bispo de Marabá - PA