Arquidiocese de Santarém

A Arquidiocese de Santarém tem como extensão territorial 171.906 Km² e possui 447.923 habitantes. Ela é formada por sete municípios: Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Prainha, Monte Alegre e Almeirim. Possui 12 regiões pastorais, 24 paróquias, 19 áreas pastorais e 803 comunidades.

Leia mais

Diocese de Óbidos

Até o ano de 1957, a vasta zona fisiográfica do Baixo Amazonas no Estado do Pará, formava um única circunscrição eclesiástica – a Prelazia de Santarém, cuja a área de 526.610 km2 – era superior a área da Alemanha e de Portugal juntos. Essa imensidão territorial com escassa densidade demográfica, constituía sério obstáculo ao próprio desenvolvimento da Igreja. Urgia dividir tão vasta área para melhor favorecer o progresso religiosos de seu povo.

Leia mais

Diocese do Xingu

A Diocese de Xingu-Altamira é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente ao Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Belém do Pará.

Leia mais

Prelazia do Alto Xingu

 Em 06 de novembro de 2019, o Papa Francisco criou a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com Sede em Tucumã (PA), a ser instalada no dia 9 de fevereiro, e contará como o primeiro Bispo Prelado, Frei Jesús María López Mauleón OAR, que será ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza (CE).

Leia mais

Prelazia de Itaituba

A prelazia de Itaituba foi erigida pela Bula Pontifícia, do Papa João Paulo II,“De peramplis quidem” em 06 de julho de l988. Na mesma data, o Santo Padre elegeu o franciscano Frei Capistrano Francisco Heim, OFM como seu primeiro Bispo. A Prelazia de Itaituba foi desmembrada do território da Diocese de Santarém, PA.

Leia mais

Mapa