Arquidiocese de Belém do Pará

A Arquidiocese de Belém do Grão Pará foi criada pelo Papa Clemente XI pela Bula Copiosus in Misericórdia em 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.

Em 1º de maio de 1906 por meio da bula,  Sempiternum humani generis, de  São Pio X. Antigamente era Diocese e foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana, passando a denominar-se de Arquidiocese de Belém do Pará.

Leia mais

Diocese de Abaetetuba

A Diocese de Abaetetuba integra o Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A Sé episcopal está na Catedral de Nossa Senhora da Conceição do Peri, na cidade de Abaetetuba, no Estado do Pará, e foi criada em 25 de novembro de 1961 pela Bula Quando quidem nova e do Papa João XXIII, como Prelazia de Abaeté do Tocantins com território desmembrado da Arquidiocese de Belém do Pará. A Diocese possui 19 paróquias distribuídas nos municípios de Abaetetuba, Moju, Barcarena, Tailândia, Acará, Concórdia, Tomé Açu, Bujaru.

Leia mais

Diocese de Bragança do Pará

A Diocese de Bragança do Pará integra o Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Foi criada em 14 de abril de 1928 pela Bula Romanus Pontifex do Papa Pio XI, como prelazia Nullius de Gurupi,sendo desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. No dia 3 de fevereiro de 1934, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se de Prelazia de Guamá. 

Leia mais

Diocese de Cametá

A Diocese de Cametá integra o Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Foi criada pelo Papa Bento XVI em 06 de fevereiro de 2013, tendo Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, OAR como primeiro bispo diocesano.

Leia mais

Diocese de Castanhal

A Diocese de Castanhal integra o Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Foi criada pelo Papa João Paulo II em 29 de dezembro de 2004, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará e da Diocese de Bragança do Pará.

Leia mais

Diocese de Macapá

A Prelazia de Macapá (Territorialis Praelatura Macapensis) foi ereta canonicamente pelo Papa Pio XII, por meio da bula Unius Apostolicae Sedis, de 1º de fevereiro de 1949, a partir de território desmembrado da então Prelazia de Santarém.

Leia mais

Diocese de Marabá

A Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia foi criada a 18/07/1911 por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Pregadores. A 20/12/1969, pelo Decreto Cum Urbs da Sagrada Congregação para os Bispos, a sede foi transferida para a Cidade de Marabá, passando a denominar-se Prelazia de Marabá. A 14/07/1976, por Decreto da Santa Sé, a Prelazia de Marabá foi dividida, voltando a ser restaurada a sede da Prelazia de Santíssima Conceição do Araguaia e permanecendo Marabá como Prelazia.

Leia mais

Diocese de Ponta de Pedras

A prelazia foi erigida canonicamente no ano de 1963 por meio da bula Animorum Societas do Papa Paulo VI, a sede escolhida foi a cidade de Ponta De Pedras. A nova prelazia tinha como função atender ao povo de Deus de seis municípios do Marajó, os quais, até então, eram atendidos pela Arquidiocese de Belém.

Leia mais

Prelazia do Marajó

Pela Bula “Romanus Pontifex”, do Papa Pio XII, foi criada pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Agostinianos Recoletos, na época, a Prelazia do Marajó. Os municípios que compõem a Prelazia são: Anajás, Afuá, Bagre, Chaves, Breves, Melgaço, Portel, Salvaterra e Soure, onde está a Catedral e Cúria da Prelazia.

Leia mais

Mapa