Em 2020, a comunidade conseguiu formar duas turmas de Crisma

O período da pandemia impôs diversas adequações para a continuidade das atividades religiosas nas igrejas e comunidades. Um dos grandes desafios foi manter as ações de evangelização e preparação de crianças e jovens para o recebimento dos Sacramentos da 1ª Eucaristia e do Crisma. A Casa da Juventude Comunidade Católica (Caju), sediada em Belém-PA, busca na modalidade online a alternativa para manter a evangelização mesmo de forma remota.

Music | Comunidade CAJU

Com 60 anos de história, a Caju já possui uma vasta experiência na formação catequética de crianças e jovens de Belém. Em 2020, a comunidade formou duas turmas de Crisma de forma online, e este ano a proposta é estender o novo formato para os formandos da 1ª Eucaristia também.

De acordo com a coordenadora da Formação Externa da Caju, Lilian Rodrigues, a distância não foi e nem será um impedimento para a evangelização das crianças e jovens. “Contamos com formadores experientes e dedicados que vão fazer o melhor para encurtar as distâncias e promover o entrosamento da turma, bem como preparar os formandos para receber os sacramentos”, explica.

Turmas concluídas em 2020

DESAFIOS E SUPERAÇÃO

A formadora de Crisma no ano de 2020 da Caju, Najmat Nasser, relata que um grande desafio vivenciado no início da pandemia foi o desânimo, devido ao isolamento que todos estavam vivendo. Seriam necessárias formações mais atrativas, dinâmicas e participativas, o que exigiu muito da criatividade das catequistas.

“As quatro formadoras conversavam bastante sobre o que fazer e sempre usavam abordagens em conformidade com a faixa etária que estavam formando. Procurávamos em livros e na internet formas de tornar as formações mais dinâmicas e agregadoras, e estimulávamos os crismandos a participarem com perguntas ou apresentações de algum tema, competição com quiz ou conversas em geral”, relembra Najmat. Ela faz uma avaliação positiva em relação ao aprendizado e espiritualidade dos crismados. “Eu acredito que uma sementinha foi plantada e muitos deles vão continuar na caminhada”, afirma.

Uma dessas pessoas que continua na comunidade atuando em grupos de serviço é o jovem Eliezer Oliveira. Ele conta como foi a sua experiência no processo de adaptação dos encontros para a modalidade online. “No início pensei que seria um pouco monótono, sabe? Mas as nossas formadoras foram sensacionais, pois além de passar os conhecimentos, se permitiam conhecer a gente e se abriam para as nossas dúvidas”, frisa o jovem. Ele também relembra dos momentos de dificuldades, superados pela união em Deus. “Enfrentamos perdas, não só de uma amiga que não pode se crismar devido um impedimento, mas tivemos perdas de pais, mães, avós para a Covid-19 e outras doenças, e o incrível disso tudo foi que ninguém largou a mão de ninguém”, relata.

A celebração aconteceu no dia 9 de dezembro de 2020, na Igreja São João Paulo II, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

 

ENCONTRO COM DEUS

Eliezer conheceu a Caju por meio de um retiro realizado pela Comunidade, em 2019, quando vivia um momento difícil da sua vida. Após o término de um noivado, com problemas de saúde, quase sem amigos e sem dinheiro, e após uma experiência mística com Nossa Senhora, no retiro, ele começou sua descoberta do catolicismo e decidiu receber todos os sacramentos de iniciação à vida cristã: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma.

O jovem explica que era protestante, mas quando descobriu sua ligação com Maria e com a Igreja Católica, seu coração acalmou e silenciou as dúvidas. “Quando recebi a Primeira Comunhão e o Crisma, o que faltava ser preenchido, transbordou. A alegria era tamanha que eu não consegui me conter ao ver o meu padrinho levantar a hóstia, sorrir e falar: ‘Estou tão feliz por ti e por teres perseverado’”, relembra ele, ao contar que recebeu a 1ª Comunhão das mãos do Pe. Lucivaldo Corrêa, membro da Caju, que foi seu padrinho de Batismo.

E ele deixa uma mensagem para aqueles ainda sentem medo por tudo que o mundo está vivendo e que ainda não decidiram se é o momento de se preparar para receber os sacramentos:

“Não perde tempo. Nosso tempo é sagrado demais e Deus só quer um sim para derramar ainda mais graças sobre a tua vida. Algo que aprendemos neste ano: em tudo dai graças!”.

PREPARAÇÃO PARA OS SACRAMENTOS NA CAJU

A Caju realizará a preparação para os Sacramentos de forma online, até que as autoridades sanitárias e políticas mudem as orientações em relação aos cuidados na pandemia. Para se inscrever para as turmas da Primeira Eucaristia, é preciso ter idade mínima de 10 anos ou a completar em 2021. No caso do Crisma, é preciso ter idade mínima de 15 anos ou a completar em 2021. As inscrições possuem uma taxa, cujo valor é exclusivamente para custear o material formativo e as despesas do dia da cerimônia. A formação dura 1 ano.

Para saber mais sobre a documentação necessária, a ficha de inscrição e onde se inscrever, acesse as redes sociais da Caju na internet:

Instagram | Facebook

Por Assessoria de Imprensa da Comunidade Caju