Representantes de 14 dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, participaram do I Encontro de Comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. Na sexta-feira (28/09), houve a abertura do evento que foi até o domingo (30/09).

O evento realizado por meio da Comissão Nacional de Comunicação – CNC do CNLB reuniu participantes dos Regionais Norte 1, 2 e 3; Nordeste 1,2, 3 e 4; Regionais Oeste 1 e 2; Regional Noroeste, Regionais Sul 1 e 2; Regionais Leste 1 e 2.

José Batista da Silva, Comissão da CEBs na Diocese de Crato – Regional Nordeste I mostrou a importância da Pastoral da Comunicação – Pascom como parceira na divulgação, fonte de informação das ações, além de ajudar na alimentação das notícias nos Regionais. “Devemos trabalhar juntos com a Pascom para criarmos as comissões de comunicação nas dioceses que ainda não tem”. Ele também fez uma dinâmica para mostrar os participantes como comunicar é interligar.

Em seguida, Batista mostrou um vídeo do Coordenador Nacional da Pascom que disse sobre o novo processo de comunicação que estamos vivendo. “Se nós não recuperarmos o sentido de comunicação, na sua raíz, lá na origem, não conseguiremos trabalhar bem as questões técnicas”, ressaltou Marcus Tulluis de como é bom aproveitar os momentos de encontro como esse, para rezar, pensar e depois dar sequência a caminhada.

“Pensamos em construir com todos os participantes a comunicação” resumiu Maria das Graças do CNC, sobre o objetivo do Encontro que reuniu 20 pessoas. Durante dos dias de Encontro dividiram experiências, conheceram como funciona a comunicação do CNLB.

Marilza Schuina, presidente do CNLB que não pode estar presente porque estava retornando de Roma, enviou um vídeo saudando os participantes e explicou que na capital da Itália, houve o compartilhamento do trabalho que algumas conferências episcopais fazem do aprofundamento da vocação laical, sendo apresentado também o programa de formação do Instituto de Pastoral Regional – IPAR do Norte 2 no qual tem o curso de Fé e Política.

Ao final, cada participante colocou o que se responsabilizaria ao retornar para o Regional. “Assumo meu compromisso por meio da comunicação e agradeço a oportunidade que CNLB nacional me deu”, falou Pedro Araújo do Regional Nordeste 1.