O ecumenismo é uma caminhada em conjunto com as comunidades cristãs em vista da unidade de todos os cristãos em Cristo Jesus, como único pastor do seu rebanho. Jesus Cristo manifestou este desejo na oração sacerdotal, para que todos sejam um (cfr. Jo 17, 21). O ecumenismo é uma ação muito bonita para a vivência do cristianismo, testemunhando o amor de Deus. A Igreja católica também se encontra em meio às comunidades cristãs. O movimento ecumênico surgiu entre as igrejas cristãs na tentativa da unidade, aderindo a este movimento importante que é a tentativa de uma caminhada em conjunto pelas igrejas que acreditam em Jesus Cristo e no seu Reino.

Vamos ver algumas ações importantes que podem se implementar sempre mais na ação ecumênica seja pelas Campanhas da Fraternidade como também por outras atitudes e orações em favor da unidade de todos no Senhor Jesus Cristo.

As Campanhas da Fraternidade Ecumênica

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 é a quinta na sua edição. O seu tema é: Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor e o seu lema: Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef 2,14a). Nós lembramos que ocorreram outras quatro. No ano de 2000 ocorreu a primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica falando da “Dignidade humana e paz e por um novo milênio sem exclusões”, sendo o seu tema e seu lema da primeira CFE. Em 2005 houve a segunda CFE que falou sobre a solidariedade e paz – felizes os que promovem a paz. “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) foi o lema bíblico que inspirou a terceira CFE 2010 cujo tema foi “Economia e vida”. Em 2016 foi realizada a quarta CFE que cruzou fronteias por ter sido feita em unidade com a Misereor da Alemanha. Outras igrejas participaram do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) como a Aliança de Batistas do Brasil e a Visão mundial. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e com o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Muitas ações foram realizadas em conjunto pelo CONIC, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestando desta forma a unidade dos cristãos em Jesus Cristo.

Semana nacional de oração

Uma ação muito importante em vista da unidade dos cristãos é a semana nacional de orações pela unidade dos cristãos que ocorre sempre no período que antecede Pentecostes. Será uma oportunidade para que todos os fiéis das diversas igrejas rezarem pela unidade dos cristãos. Nós pedimos ao Espírito Santo que ilumine os caminhos dos seres humanos para que haja sempre mais unidade entre todos os que acreditam em Cristo Jesus.

Encontro de mulheres de uma forma ecumênica

É muito importante a realização desta ação porque visa uma caminhada em conjunto pela vida das mulheres. Como o texto falou de uma forma expressiva, com a pandemia houve um aumento de assassinato de mulheres, por ser mulher, portanto, ocorreram feminicídios de modo que é essencial dar uma parada a tantas vidas femininas ceifadas. Estes encontros ajudaram e ajudam a rezar juntas pela vida e sobre a morte nas mulheres, e para que o Senhor abençoe a todas as mulheres. Nós estamos na semana da mulher, na comemoração do dia internacional da mulher, no mês da mulher, março, de modo que é preciso estimular a mulher à vida digna conforme o plano de Deus. Neste sentido será muito importante a denúncia contra a violência da mulher para que o companheiro, o namorado, o esposo respeitem a sua vida, e não lhe faça nenhum mal, mas lhe queira bem na caminhada.

Conselhos comunitários

A presença da Igreja católica e das comunidades cristãs nos conselhos comunitários é muito importante em vista da luta por políticas públicas para as populações mais vulneráveis, para os pobres, os necessitados. Em 2019 a Campanha da Fraternidade (CF) falou sobre a participação dos cristãos nas políticas publicas para fortalecer a cidadania, o bem comum, sinais de fraternidade e na participação do Reino de Deus. Esta presença das pessoas que acreditam em Cristo é possível em vista de uma vida digna, de mulheres e de homens, pelos conselhos comunitários, de modo que a luta terá mais sentido, no fortalecimento das políticas publicas para o bem de todas as pessoas e do Reino de Deus.

Casa comum

A preocupação com a casa comum não é somente uma causa da Igreja católica, pelo papa Francisco, mas também é um ponto em comum com as comunidades cristãs de fé. Deus criou a natureza para todas as pessoas. O bem comum em favor da casa comum refere-se a toda a humanidade. A luta contra o desmatamento, o respeito aos povos indígenas, pelas suas crenças, pelas suas florestas, pelas suas águas, pela sua convivência comunitária, são pontos básicos para o ecumenismo ser favorecido em meio a estas pessoas muito importantes em vista de sua sobrevivência e convivência social. Alguns povos indígenas se queixam que uma ala radical dos evangélicos não respeita as crenças dos povos indígenas. É claro que neste tempo de pandemia, as visitas são mais restritas de modo que devemos favorecer este desejo de isolamento dos povos indígenas.

Missão e Evangelização

As comunidades cristãs possuem como pontos fundamentais a missão e evangelização. Pela missão a pessoa proclama aos outros a alegria da Pessoa de Jesus Cristo encarnado e ressuscitado, não se tratando de um bem só para a pessoa, mas para ser conhecido para mais pessoas e para mundo. A pessoa evangeliza e é evangelizada e assim tem condições de transmitir aos outros a salvação em Jesus Cristo.

A luta pela terra

Este ponto liga as comunidades de fé em favor de ter terra para todas as pessoas. Esta ação é uma luta contínua. A terra não foi dada por Deus só para algumas pessoas, mas para todos a usufruírem e assim Deus seja glorificado pelas suas obras. Nós acreditamos que seja uma luta em comum de modo que as forças unidas facilitem o bem de muitas pessoas, homens e mulheres do campo a possuir um pedaço de terra para poder plantar e colher os frutos bons da terra. Referenciamos a Deus tantas pessoas, lideranças que morreram pela luta pela terra em favor de todas as pessoas.

Ações eclesiais dentro e fora das comunidades cristãs

O ecumenismo se faz dentro das comunidades cristãs facilitando a unidade na fraternidade, na diversidade. Algumas polarizações ocorrem e essas não ajudam a convivência fraterna. Por isso será fundamental a unidade interna respeitando a diversidade. Mas o ecumenismo deverá ocorrer também fora da comunidade cristã ajudando as populações mais vulneráveis no caminho da dignidade humana, da vida sobre a morte.

Todos em favor da vida

As diversas comunidades cristas devem lutar em favor da vida humana, desde o seio materno até o seu fim natural. A vida deve ser respeitada e amada. Deus criou a todos para viver o dom da misericórdia, o seu mandamento de amor. Nós estamos atravessando um tempo difícil por causa da pandemia que está atingindo muitas pessoas seja na infecção como também nas mortes de pessoas. A pandemia ceifou muitas vidas, pessoas de nossas famílias, comunidades e sociedade. Nós estamos percebendo em muitos estados a saúde está em colapso. Nós também devemos fazer a nossa parte no sentido de evitar as aglomerações, usar a máscara, e quando vier a vacina e chegar o nosso tempo, receber a vacina. Nós deveremos unir as forças para que as autoridades governamentais olhem com carinho e amor as pessoas sofredoras desta doença e de outras doenças. O ecumenismo será um ponto importante para a vida de todas as pessoas no seguimento ao Senhor. Rezemos sempre mais pela unidade dos cristãos em sua diversidade ao redor do único pastor Jesus Cristo.

POR Dom VITAL CORBELLINI

Bispo de Marabá - PA