Começou hoje, 11, na sede da CNBB Norte 2, a Assembleia Regional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), que segue até amanhã, com a presença de agentes, colaboradores e representantes dos pescadores que vivem e atuam na área do regional.

A manhã de hoje foi voltada para a espiritualidade, conduzida por dom José Altevir, bispo da diocese de Cametá e bispo acompanhante do CPP. Em homilia durante a Santa Missa hoje, o bispo destacou: “espiritualidade é algo que vem do Espírito, e o Espírito pairava nas águas e tudo se formava. Estas águas nossas sejam lugares onde o Espírito possa pairar sobre nós e nos ensine a cuidar da criação que contém a presença de Deus. Ele tudo criou, viu que era bom e descansou vendo sua criação e se vendo em cada criatura e obra que Ele mesmo fez.”.

 

 

Neste ano, o CPP completou 50 anos de luta e profetismo da esperança a favor dos pescadores. Desta forma, a assembleia traz um pano de fundo de celebração e compromisso para servir ainda mais estas pessoas. Para tanto, será desenvolvido um plano de ação a partir do Sínodo para a Amazônia

Como em todos os anos, a assembleia regional foi precedida pelo Encontro Estadual dos Pescadores, que também ocorreu na sede da CNBB Norte 2.

De acordo com Sueli Martins Miranda, agente de pastoral do CPP Norte, será feita avaliação dos eixos de ação a partir do que foi proposto para esse ano, e serão tratadas as estratégias que serão traçadas para o ano que virá.

As três linhas de ação do CPP – território e meio ambiente; direito e organização, e geração de renda e economia solidária