Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo prelado do Marajó-PA, participou nos últimos dias 28 a 31, em Brasília-DF, do Encontro de Teólogos para o Sínodo da Amazônia. O evento ocorreu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), na Asa Norte.

Organizado pela REPAM Brasil e Rede de Igrejas e Mineração, o encontrou reuniu 18 teólogos que a partir das escutas territoriais feitas nas bases, poderão auxiliar no embasamento teológico do documento laboris que servirá de apoio aos bispos sinodais.

Fotos: REPAM-Brasil / Luiz Lopes Jr.

Entre os teólogos participantes, além de dom Evaristo também participa do encontro o arcebispo de Porto Velho-RO, dom Roque Paloschi. A secretária-executiva da REPAM Brasil, Ir. Irene Lopes, também participou da reunião.

Dom Evaristo: “nosso povo teve uma contribuição belíssima”

De acordo com dom Evaristo, este trabalho teológico é fruto do apoio e empenho de diversas comunidades amazônicas. “Muitas comunidades da nossa região se empenharam nas escutas do Sínodo e agora, a REPAM articulou o aprofundamento teológico de todo este material que nos chegou das bases”, explicou dom Evaristo.

O prelado ainda pontuou que a reflexão teológica é também uma preparação técnica para o Sínodo. “O povo teve uma contribuição belíssima e, agora, nossa função foi aplicar uma fundamentação teológica, bíblica, contribuindo para a estruturação do instrumentum laboris que usaremos no Sínodo”, finalizou.

Reunião termina nesta quinta-feira, 31