Será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, em Belém-PA, o Encontro de Bispos da Amazônia. O evento é único e de caráter preparatório ao Sínodo para a Amazônia que ocorrerá em outubro próximo. Na ocasião, os bispos das 56 circunscrições eclesiásticas (dioceses e prelazias) da Amazônia Brasileira e demais convidados, estudarão o Instrumentum Laboris do Sínodo, documento oficial que norteará as discussões sinodais em Roma.

Organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA, com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Norte 2, o encontro estudará as três partes do documento sinodal através de plenárias, conferências e trabalhos em grupos. Haverá ainda, todos os dias, momentos de oração e Celebração Eucarística.

Dom Walmor de Oliveira Azevedo, presidente da CNBB, Dom David Martinez de Aguirre Guiné, Bispo de Puerto Maldonado, no Peru, e Padre Michael Czerny, subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados para o Serviço de Desenvolvimento Integral Humano, nomeados secretários do Sínodo para a Amazônia, estarão presentes no encontro de estudo. Além deles, Cristiane Murray, da secretaria do Sínodo e vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, também participará. Alfredo Ferro, de Letícia (Colômbia), da equipe de assessoreS da REPAM internacional e assessores da REPAM-Brasil auxiliam na realização do encontro. Essa é a última atividade antes do Sínodo, em outubro, que reunirá todos os bispos da Amazônia brasileira.

Sínodo para a Amazônia

O Sínodo para Amazônia é uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”. O Sínodo será realizado no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro deste ano.