De Arquidiocese de Belém

A Arquidiocese de Belém tornou público que o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, foram identificados como assintomáticos ao COVID-19. A confirmação veio após os resultados dos exames, recebidos no início de junho, identificando boa quantidade de anticorpos do tipo IgG reagente.

Estudos apontam que os anticorpos IgG são produzidos posterior aos da fase aguda da doença, os do tipo IgM, que aparecem em torno do 10º da infecção. Já os anticorpos do tipo IgG geralmente aparecem a partir do 15º dia. Se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, é o caso dos bispos, significa que o paciente já superou a infecção há pelo menos 3 semanas.

Quando divulgados os exames, os resultados apontaram que os bispos já haviam superados a doença, indicando que ambos foram assintomáticos, uma vez que não apresentaram quaisquer sintomas durante o período de isolamento social em que estiveram. O motivo para realização dos exames foi a preparação para o retorno das atividades públicas, em conformidade ao protocolo de retomada das atividades religiosas.

Os bispos, assim como todos os religiosos da Arquidiocese de Belém, estão voltando as atividades de forma gradual, seguindo as orientações e determinações das autoridades civis e sanitárias, bem como o protocolo de retorno das atividades religiosas publicada pela Arquidiocese.

Foto: Luiz Estumano – Voz de Nazaré