Após um ano e meio de pandemia, nos dias 23 e 24 do presente mês de agosto, os bispos do Regional Norte 2 da CNBB encontram-se presencialmente, numa profunda experiência de fraternidade e partilha. A reservada dos bispos acontece na Casa Monte Tabor, da comunidade Sementes do Verbo em Icoaraci-Belém.

 

Diante da reformulação do Estatuto Nacional da CNBB, o Regional Norte 2 caminha em vista de se adequar as novas normativas, favorecendo, de modo especial, duas atitudes que não podem faltar na Igreja: o encontro e a partilha. Durante o período pandêmico, outros momentos de reunião privada e aberta dos bispos do Pará e Amapá foram feitas, porém, na modalidade online, via plataformas digitais. Embora esta seja uma forma nova e importante de fazer comunhão, há questões que só podem ser tratadas no contexto do encontro presencial.

 

Não bastou, porém, encontrar. Também se fez preciso partilhar. Na pauta da reservada teve grande lugar a partilha pessoal dos bispos que, como irmãos no batismo e no ministério, dedicaram tempo a ouvir uns aos outros nas suas angústias e esperanças, construindo a sinodalidade com a vida. É na presença participativa que nossos pastores se fazem dóceis à ação do Espírito Santo.

 

A experiência de encontro, comunhão e partilha continuará nos dias 25 e 26, com a Assembleia Regional de Pastoral. Os Coordenadores Diocesanos de Pastoral e os Coordenadores Regionais das Pastorais e Organismos, presentes de forma virtual, com os bispos, irão traçar os caminhos da ação pastoral conjunta das Igrejas no Regional pelo próximo biênio.