A Cáritas Brasileira Regional Norte 2 (Pará e Amapá) realiza em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Belém a primeira edição da Semana do Migrante. O evento iniciou no último dia 20 e segue até este final de semana.

Abrindo a programação foi realizado na última quinta-feira, 20, um Intercâmbio Cultural, momento de troca de saberes e valorização das diversas culturas. O momento cultural ocorreu no Centro Histórico de Belém que ganhou em suas ruas a presença de crioulos e venezuelanos que, a cada passo, aprendiam mais sobre a história e os encantos da “cidade morena”.

Na segunda-feira, 24, a manhã inteira foi dedicada à uma “Blitz contra a Xenofobia”. Com faixas, cartazes e panfletos, agentes da Cáritas estiveram, na esquina da Avenida Nazaré com Generalíssimo Deodoro, conscientizando pedestres e motoristas que passavam pelo local sobre a importância de valorizar os migrantes e combater a xenofobia.


Finalizando a programação, neste sábado, 29, de 08h às 13h, na Capela de Lourdes (Avenida José Malcher, em Belém-PA), haverá uma formação para lideranças de pastorais, movimentos, comunidades e toda a sociedade sobre a atuação e trabalho com os migrantes e refugiados.  Serão facilitadoras deste momento: Leila Silva, do Instituto Trabalho Decente; Joana Lima e Fabiane Silva, agentes da Cáritas Regional Norte 2.