Com informações da CNBB

O bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esteve em visita à Faculdade de Teologia de Lugano, na Suíça, na última quinta-feira, 07. A visita foi feita a convite do Pe. João Paulo de Mendonça Dantas, sacerdote da arquidiocese de Belém que coordena a extensão e pós-graduação da Faculdade Católica de Belém e, agora está na assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Além do Pe. João Paulo, dom Joel foi recebido pelo bispo diocesano de Lugano, dom Valerio Lazzeri e pelo reitor da faculdade de Lugano, Pe. René Roux. Durante a visita, o secretário-geral da conferência também teve a oportunidade de palestrar para 50 estudantes brasileiros que fazem parte de comunidades católicas como Shalom (de Fortaleza-CE), Palavra Viva (de Curvelo-MG) e Mar a Dentro (do Rio de Janeiro) e alunos estrangeiros.

Dom Joel falou aos estudantes um pouco da Conferência e do trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos para a evangelização no Brasil, da importância do Sínodo para a região Pan-Amazônia e sobre as propostas de evangelização para a região amazônica brasileira. Os estudantes aproveitaram a ocasião para fazer perguntas, tirar dúvidas e debater pontos importantes para a missão da evangelização na Igreja no Brasil.

A Faculdade de Teologia de Lugano possui um acordo de cooperação acadêmica com a Faculdade Católica de Belém há três anos. Pe. João Paulo Dantas explica que o acordo viabiliza o intercâmbio de professores. “Faz parte do acordo que alguns professores da Faculdade de Lugano venham e lecionem em nossa faculdade e eu, pela Católica de Belém, venho a Lugano a cada dois anos para lecionar disciplinas, como estou fazendo agora”, explicou.

O sacerdote ainda recordou a presença brasileira na Suíça.  Com a presença das três novas comunidades em Lugano, há um número expressivo de brasileiros que residem lá como missionários e estudantes de Teologia.