Os coordenadores regionais das pastorais e dos organismos que compõem a CNBB Norte 2 tiveram ontem, 3, sua última reunião bimensal de 2019, na Sede da CNBB Norte 2, em Belém. A cada reunião, um tema é abordado e discutido; no entanto, na última do ano, todos se voltam para avaliar o que passou e planejar o que virá.

Estiveram presentes representantes das Pastorais: da Aids, Carcerária, da Catequese, da Comunicação, da Criança, da Família, do Menor e da Pessoa Idosa, bem como dos organismos: Comissão Pastoral da Terra, Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Missionário Regional, Conselho Pastoral dos Pescadores, Infância e Adolescência Missionária, Instituto de Pastoral Regional e Santas Missões Populares.

Dom Irineu Roman, arcebispo eleito da Arquidiocese de Santarém e Secretário da CNBB Norte 2, também esteve presente e presidiu a Santa Missa, como em todas as terças-feiras. A única diferença é que, desta vez, foi a sua última reunião bimensal antes de ser empossado na Arquidiocese de Santarém.

Durante este ano, os temas das reuniões contemplaram desde apresentações de pastorais até então pouco conhecidas, até temas atuais e pertinentes, como o Sínodo para a Amazônia e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. De acordo com a integrante da Equipe do Secretariado, Regina Álvares, os temas são escolhidos pelos próprios coordenadores, de acordo com suas necessidades.

Essas reuniões vão além das formações. “Quando a gente se encontra, não é só pra formação, é partilha das pastorais, quem tem evento a realizar, como foram os que aconteceram. Assim todos ficam sabendo o trabalho que cada uma realiza”, explica a Secretária Regina.

E para concluir o ano de 2019, as coordenações terão uma confraternização no fim deste mês. O relatório da reunião e os temas que serão tratados nas próximas será repassado às pastorais e aos organismos integrantes do Regional.