A Diocese de Castanhal prepara mais uma edição da Semana da Lectio Divina. O evento já é uma tradição nesta igreja particular, desde quando foi criada pelo Pe. Silvano Fausti. Com o falecimento do sacerdote, biblista renomado no mundo inteiro, o Pe. David D’Alessio, professor na Faculdade Teológica de Milão (Itália), assessora o retiro utilizando a metodologia da leitura orante da Palavra de Deus.

O secretário de pastoral da diocese, Victor Paiva, destaca que o evento objetiva uma experiência com a Palavra. “Não é um curso bíblico em si, é uma experiência com a Palavra, uma espécie de retiro em uma semana com catequeses, explanações, onde queremos que cada um tenha e renove um encontro pessoal com Jesus Cristo”, afirmou.

A escolha do evangelho meditado a cada ano é de acordo com o Ano Litúrgico do ano civil seguinte. No caso, o Ano Litúrgico que será iniciado no próximo mês de novembro, abordará em seus dias comuns o evangelista São Mateus. Deste modo, os catequistas, religiosos, seminaristas, padres e leigos participam da experiência orante com a perspectiva celebrativa do ano seguinte.