De 31 de Janeiro a 02 de Fevereiro, a Diocese de Marabá realizou um encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2020, na Chácara do Bispo, Centro de Formação Pastoral em Marabá, a partir do tema e do lema da própria Campanha: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

De acordo com dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá, a participação do povo de Deus “foi muito boa, o encontro foi produtivo, com explanações do tema, lema e debates que foram realizados, além dos encaminhamentos em vista de uma prática em nossa realidade familiar, comunitária e social”. O encontro foi assessorado por dom Vital, Padre José Maria Ribeiro, representando a CNBB Norte 2, e de Estela, Lady Anne, Geuza e Átila.

Foi aprofundada a primeira parte – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”(Lc 10,33-34) -, refletindo sobre os diversos olhares da indiferença que ameaçam a vida, e também a necessidade do olhar da solidariedade social e a atitude nossa para superar a indiferença e trabalhar com amor e caridade.

Na segunda parte – “sentiu compaixão” -, dom Vital conta que “percebemos a compaixão de Jesus que rompe com a indiferença, que é ter mais coração nas mãos, a caridade como verdadeiro sentido da vida e o cuidado para assim ter mais ternura”.

Já na terceira parte – “e cuidou dele” -, a reflexão foi direcionada a partir do cuidar de Jesus, sempre em disposição de servir.

Missas e orações comunitária também fizeram parte da programação. Na sexta de noite os participantes foram até a Catedral diocesana para a ordenação diaconal de Guilherme Ferreira, Manoel Junior e Sebastião Santiago.

“Vimos a necessidade de divulgar o tema e o lema nas comunidades, nos encontros de formação na base, de reforçar a Pastoral de Conjunto, e de defender a vida desde a sua concepção até o seu ocaso. Vimos a necessidade de trabalhar o objetivo geral da CF 2020: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”, reforça o bispo diocesano.

O encontro da CF 2020 encerrou com a missa dominical e envio dos participantes da CF 2020 na Diocese de Marabá. “Deus Uno e Trino seja louvado pelo encontro de formação da CF 2020”, conclui dom Vital.