O bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, está no Panamá desde o último domingo, 20. O bispo, que é salesiano e referencial para a Juventude em nosso Regional Norte 2, participa da Jornada Mundial da Juventude na capital panamenha. O Papa Francisco também participará do evento que termina no próximo domingo, 27. O pontífice saiu na manhã desta quarta-feira, 23, de Roma em direção à Cidade do Panamá.

Dom Antônio (ao centro) com um grupo de bispos salesianos

Segundo dom Antônio, o Sínodo para a Juventude, realizado em Roma no ano passado, reforça o compromisso da Igreja para com os jovens, e expressa um olhar carinhoso e atento de quem sabe que Deus habita no coração da juventude. “Encontrar-se com os jovens é fazer experiência de Deus que habita o coração de cada um, e que se manifesta na sua vitalidade, na alegria, na esperança, na inquietude e no dinamismo juvenil”.

O bispo minutos antes de iniciar a Missa de abertura da JMJ 2019 nesta terça-feira, 22.

Catequese – De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 23, são 380 bispos que conduzirão as catequeses, em 137 locais reservados para estes momentos de pregação. A organização da JMJ definiu 10 sedes e 30 sessões para as catequeses em Português. São 15 bispos brasileiros escalados e mais quatro bispos de Angola e seis de Portugal. 

Confira mais detalhes sobre as Catequeses ministradas por bispos brasileiros

Dom Antônio é o único bispo brasileiro da Amazônia presente na JMJ. Ele será responsável, na próxima sexta-feira, 25, por ministrar uma Catequese em língua portuguesa na Igreja de São Felipe. Centenas de jovens deverão participar do momento formativo. O tema a ser refletido pelo religioso será: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”, e será uma reflexão sobre as grandes lições que Nossa Senhora deixa à juventude de hoje.