O Bispo Emérito do Marajó, Dom José Luís Azcona, esteve na última semana visitando o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Na ocasião, o prelado foi recebido em audiência pelo Vice-Reitor da UFPA, Prof] Gilmar Silva.

A proposta do bispo foi a parceria entre a Prelazia do Marajó e a Universidade no debate sobre a realidade socioeconômica do arquipélago. Dom Azcona pensou em aproveitar as diversas teses de mestrado, doutorado e pós doutorado além de Trabalhos de Conclusão de Curso e outros estudos de extensão já realizados por seus docentes e discentes, para aprofundar e viabilizar caminhos e soluções estratégicas frente aos desafios do povo marajoara. “É preciso que as pessoas compreendam o que é o Marajó, a sua dimensão e os seus problemas. E a UFPA pode ser um ponto integrador, chamando os atores para esta discussão”, disse o professor Gilmar Silva.

Entre os projetos firmados, está o de criar um núcleo que integre tanto os frutos das pesquisas quanto o apoio às ações para o desenvolvimento da região.

Um seminário em um dos campi do Marajó, com data a ser definida pela UFPA e Prelazia, será o ponto de partida desse projeto de cooperação. Serão convidados representantes da comunidade, do setor produtivo e políticos com atuação local, estadual e nacional, e ao final do evento serão feitos encaminhamentos concretos.
Dom Azcona, que também é o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II, trava há décadas luta hercúlea em prol do povo marajoara. Do alto dos seus venerandos 77 anos, é incansável tanto na sua fé quanto na assistência aos ribeirinhos, que faz questão de visitar nos mais distantes rincões.
Com informações de Franssinete Florenzano
Imagens: Alexandre Moraes / Ascom UFPA