Na manhã desta segunda-feira (05/11), o Santo padre Papa Francisco, recebeu em audiência em Roma o bispo da Diocese de Óbidos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, acompanhado pelo Frei Francisco Belotti, e Frei Alfonso Lambertiobici – Franciscanos na Providência de Deus.

A reunião teve como principal assunto, a possível vinda do Sumo Pontífice à Amazônia, em uma próxima visita ao Brasil. Na oportunidade, foi entregue ao Papa, um protótipo do Navio Hospital, que tem o nome de papa Francisco, porque foi um pedido do Santo padre ao Frei Francisco Belotti, durante sua vinda ao Brasil em 2013, para que a Associação Lar São Francisco, pudesse atuar também na região amazônica. A especialidade da Associação é missão na gestão de hospitais. Além disso, a Associação também é gestora dos hospitais de Óbidos, Juruti.

Outro assunto que tratado na reunião, diz respeito à Missão Tiriyó (aldeia indígena), a qual foi assumida pelos Franciscanos na Providência de Deus. Frei Alfonso Lambertiobici, que também é médico e estava presente, ainda esse ano irá se ficar junto com os outros dois franciscanos que já estão na missão.

Dom Bernardo Johannes, na condição de bispo presidente do regional norte 2, entregou à Francisco uma réplica da Cruz do ano missionário, que está sendo confeccionada em Óbidos, e reiterou seu convite ao Papa para visitar a Amazônia e, quem sabe, conhecer de perto o Navio Hospital, que surgiu por uma inspiração do próprio Santo Padre.

Dom Bernardo segue com a agenda na Europa, tendo entre outros assuntos, palestras sobre a Igreja na Amazônia e apresentação do projeto Navio Hospital Papa Francisco.

Por Francisco Garcia – Diocese de Óbidos