O Bispo de Castanhal-PA, Dom Carlos Verzeletti, recebeu uma grata homenagem dos moradores de Viseu, nordeste paraense: um espaço público denominado “Mirante Dom Carlos Verzeletti”, localizado às margens do Rio Gurupi, na orla da cidade.

A construção do Mirante é uma expressão de gratidão da cidade que teve o então Pe. Carlos por pároco durante uma década e meia, até ser nomeado Bispo Auxiliar de Belém. Nos anos que conduziu a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Dom Carlos desenvolveu diversas atividades, entre elas a construção do Hospital das Bem Aventuranças e do Cenóbio Horeb.

Imagem: Wânia Sagresti

Recebendo o Bispo, a Banda Municipal da Cidade cantou “Amigo”, clássica canção de Roberto e Erasmo Carlos. Diversas autoridades compareceram ao evento, entre eles, o Bispo de Bragança, Dom Jesus Maria Cizaurre, o prefeito municipal de Viseu, Isaias Neto, entre outras autoridades.  O ato que foi marcado por uma cerimônia de descerramento da placa e a celebração da Santa Missa campal.

Em um discurso emocionante, Dom Carlos afirmou que o Mirante é uma forma de, “reconhecer a importância de fazer memória do passado, preservá-lo, valorizá-lo e transmiti-lo às novas gerações para que tirem lições e tomem inspirações nas obras de bem, vivam o presente e construam o futuro cada um contribuindo com o que tem de melhor”.

O Bispo recordou também os anos que esteve à frente do paroquiato da cidade e pontuou que, “enquanto estive com vocês, em tudo aquilo que fiz, procurei fazer de coração como que para o Senhor, e não para os homens. Não foi fácil e nem sempre consegui, mas tenho certeza que cada um de nós ao fazermos qualquer trabalho ou serviço, tanto na vida eclesial, política, profissional ou familiar, se o fizéssemos de coração e para o Senhor, teríamos mais justiça, mais respeito pelo outro e pela vida, mais participação e responsabilidade na construção da civilização, mais progresso, mais fraternidade entre nós, mais alegria verdadeira e vida em abundância”.