Com informações de Pascom Santarém

Dom Irineu Roman, arcebispo eleito da Arquidiocese de Santarém, chegou ontem, 28, à cidade de Santarém, que será sede da nova Arquidiocese no Regional Norte 2. Aguardado com muita expectativa pelo povo de Deus naquela região, o primeiro arcebispo metropolitano foi recebido em verdadeiro calor das ovelhas ao redor de seu pastor.

A acolhida – Após a chegada no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, foi recebido pelo Administrador Diocesano, Padre Odirley Maia, pelo Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o Vice-prefeito, José Maria Tapajós, pelo Presidente da Câmara de Santarém, vereador Emir Aguiar, pelo Secretário de Governo do Estado, Henderson Pinto, e por padres da diocese e comissão de acolhida.

Na sala de desembarque, foi recepcionado com a música Saudação a Dom Irineu, de autoria do desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, filho do maestro Wilson Fonseca, que dá nome ao aeroporto. A canção foi tocada pela Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, com regência de Agostinho Fonseca, irmão do compositor. Para os presentes, foi um belo momento.

Foto: Aritana Aguiar/Pascom Santarém

Em seguida, dom Irineu proferiu suas primeiras palavras em solo santareno, e colocou-se a serviço ao dizer “estou aqui para servir, para trabalhar, junto com essa Igreja viva”, e deu sua benção aos que ali estavam.

Logo depois, percorreu em carreata pelas ruas, onde recebeu inúmeras homenagens nas comunidades. Ao chegar no Seminário São Pio X, foi recebido com o hino de Santarém e o hino da festa, e com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese, seguiu ao auditório, onde ocorreu a cerimonia de acolhida com representantes eclesiais, civis e militares.

 

Foto: Aritana Aguiar/Pascom Santarém

 

A programação

Hoje, pela manhã, deu entrevista coletiva à imprensa, que pode ser acessada aqui. Ainda hoje terá almoço na Assembleia dos Missionários do Verbo Divino com todos os padres, e momento orante celebrativo com os religiosos e congregações masculinas e femininas.