Iniciou no dia 15 de julho, em Curitiba (PR), o encontro dos secretários executivos dos 18 regionais da CNBB. A missa de abertura aconteceu no final da tarde na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Luz dos Pinhais  e foi presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado Portela, e concelebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, que acolheu todos os participantes e os apresentou à comunidade. O encontro nacional dos secretários executivos dos Regionais da CNBB acontece em Curitiba (PR) de 15 a 19 de julho.

Na manhã de terça-feira, 16 de julho, os secretários executivos dos 18 regionais da CNBB se dedicaram ao estudo das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora. O estudo foi conduzido pelo secretário geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, que apresentou ao grupo os fundamentos do texto das diretrizes. “O que trabalhei com os secretários é o porquê as Diretrizes são assim. O processo desenvolvido pela Igreja para dialogar com o mundo que está a nossa frente, cada vez mais agudo, intenso e interpelador. As Diretrizes apresentam o princípio geral: comunidades eclesiais missionárias, comunidade e missão em torno de Jesus Cristo. Por isso, é importante que os secretários entendam a motivação das Diretrizes, para que possam extrair do texto a motivação e colocar em prática na sua realidade”, disse dom Portella.

Dom Joel reconhece que a função dos secretários é muito importante, pois eles ajudam a presidência de cada Regional, composta por três bispos, a fazer o seu plano quadrienal em cima das Diretrizes, no qual cada arqui/diocese vai ter um direcionamento para executá-las. “A sede da CNBB não leva o projeto sozinha, quem leva para frente é cada Igreja local, cada diocese, e os regionais da CNBB estão no meio do caminho entre a sede da Conferência e as arqui/dioceses”, afirmou o bispo. Este foi o primeiro encontro de dom Joel, após assumir como secretário geral da CNBB, com o grupo dos secretários dos regionais, o próximo está previsto para acontecer no mês de novembro, na sede da CNBB, em Brasília.

Ainda sobre a função assumida como secretário geral da CNBB, dom Joel disse que na confiança em Deus é preciso estar disposto para aprender tudo do zero, mas que não está sozinho. “É uma função na qual você recebe tudo de todos os lados, mas que tem, além da graça de Deus, a confiança dos bispos que me elegeram, a ajuda dos assessores das Comissões, que é um grupo muito bom, tanto os que permaneceram quanto os que chegaram e dos funcionários na sede da CNBB, chamados de colaboradores, que é um grupo que veste a camisa da Conferência, com o qual se pode contar. Isso dá segurança, pois seria muito apavorante estar sozinho, por que o peso e a responsabilidade da função são muito grandes”, afirmou.

Na parte da tarde, o grupo conheceu a sede da “Associação Evangelizar é preciso”, em Curitiba. Os diretores da TV e Rádio Evangelizar e das obras sociais da instituição acolheram o grupo e fizeram uma apresentação da história da Associação e de todo o trabalho desenvolvido hoje. Em seguida, eles foram conduzidos aos estúdios e dependências da Associação. No final do dia, a celebração eucarística foi conduzida pelo presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina), na Paróquia São Francisco de Paula, que fica em frente à sede do Regional Sul 2.

 

CNBB com colaboração de Karina Carvalho, jornalista do regional sul 2