O Bispo Prelado de Itaituba, Dom Wilmar Santin, passou a última semana (13 a 20 de novembro, respectivamente) em missão nas tribos indígenas de sua Prelazia.

As visitas são feitas anualmente e nelas são celebrados alguns Sacramentos como o Batismo, Eucaristia e Crisma. Nesta última visita mais de 100 índios Munduruku receberam a Confirmação. Seis aldeias foram visitadas: Santa Maria, a mais distante da foz do Rio Cururu, Bananal, Caroçal, Morro do Careca. Também foi visitado a Barra São Manoel, um distrito de Apuí (sul do Amazonas).

Crisma de indígena realizada na Aldeia Bananal do Rio Cururu

Participou da visita o Srº Klemens Paffhause, representante da Adveniat que vem ajudando no desenvolvimento de um projeto para formação de missionários e ministros Mundurukus.

Confira o relato desta visita feito por Dom Wilmar:

“Este ano foi a quinta vez no Rio Cururu onde começaram as missões franciscanas e das Irmãs da Imaculada Conceição há mais de 100 anos atrás. Para mim é sempre uma alegria muito grande visitar aquele povo guerreiro e bastante acolhedor. Desta vez tinha também um motivo especial que era constituir os primeiros ministros da palavra entre os Mundurukus. Eles já celebram a Palavra aos domingos em uma boa parte das aldeias, mas não havia ainda ministros instituídos oficialmente e com mandato de dois anos. Depois de três anos de intensa formação que eles receberam, presidi a Celebração do Envio que aconteceu na terça-feira, dia 14. Foram 24 novos Ministros instituídos. Destes, só 4 eram mulheres. Isso também é interessante. Agora os Munduruku terão pregadores da Igreja na sua própria língua e isso me enche de esperança, tenho certeza que a evangelização naquelas terras será muito eficaz. Inclusive, em dezembro, Frei Messias levará quatro ministros deste na sua visita às aldeias de Teles Pires e dos Rios Tapajós e Cururu. A instituição destes Ministros da Palavra é o início de um projeto maior que é o de constituir Ministros da Eucaristia, do Batismo, do Matrimônio e depois, quem sabe, constituir diáconos permanentes. Agradecemos muito a Adveniat por essa ajuda na implementação deste projeto que é tão querido pelo Papa Francisco”.