De 13 a 16 de novembro, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Enfrentamento do Tráfico Humano – CEPEETH se reuniu em Brasília, para avaliar a caminhada de 2018. Representantes dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB participaram do encontro que incluiu uma oficina de formação.

A Comissão foi criada pela CNBB para tratar questões como o tráfico humano, que tem se tornado uma das prioridades para a Igreja. Segundo o Presidente, dom Enemesio Lazzaris, os integrantes do CEPEETH são muito atuantes nas pastorais, o que enriquece o trabalho.

No início do mês de março, a Comissão esteve em Roraima, e viram a situação crítica dos imigrantes. Na fronteira sempre é mais intenso o tráfico. Do Regional Norte 2, integram a CEPEETH, dom Evaristo Spengler, bispo da Prelazia do Marajó e Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça e Paz.

“É preciso que se debata mais sobre o tráfico de pessoas, para que tenhamos um enfrentamento melhor como Igreja, e assim que passou por essa situação seja ajudado, além das ações para evitar que mais pessoas passem por isso”, ressaltou Henriqueta Cavalcante.