Foto: Nayan Gomes



Com informações de Pascom Santarém

Dia histórico para a Igreja particular de Santarém. Na manhã deste domingo, 2 de fevereiro, foi instalada a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Santarém, e tomou posse o primeiro arcebispo metropolitano, dom Irineu Roman, CSJ, durante Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. A instalação e posse foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

A celebração contou com a presença do segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Mário Antônio; do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa; do bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro; do bispo da Diocese do Xingu, dom João Muniz Alves; do bispo eleito da prelazia do Alto Xingu, dom Jesús María López Mauleón; do bispo da diocese de Ponta de Pedras, dom Teodoro Mendes Tavares; do bispo da diocese de Abaetetuba, dom José Maria Chaves dos Reis; do bispo da diocese de Bragança, dom Jesus Berdonces; do bispo da diocese de Óbidos e presidente do Regional Norte II da CNBB, dom Bernardo Bahlmann; do bispo da Prelazia de Itaituba, dom Wilmar Santin; do Arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Castriani; e do bispo da diocese de Crato (CE), Dom Gilberto Pastana. Além deles, estiveram presentes padres, religiosos e religiosas, autoridades civis e militares e leigos.

Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil. Foto: Nayan Gomes.

O Núncio Apostólico ressaltou a importância da criação da Província e da Arquidiocese: “Não é para dividir, mas é para funcionar ainda melhor. Ter uma província e uma arquidiocese, tem uma colaboração mais fácil entre os mesmos bispos”.

Primeira Missa presidida por Dom Irineu na Catedral de Santarém. Foto: Aritana Aguiar/Pascom Santarém.

Ainda no domingo, ocorreu a primeira missa de Dom Irineu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana, às 19h.

Província Eclesiástica – A Província Eclesiástica de Santarém, pertencente ao Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem a seguinte formação: Arquidiocese de Santarém (sede), Prelazia de Itaituba, Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu (sede em Altamira) e Prelazia do Alto Xingu (sede em Tucumã).

Arquidiocese de Santarém – A mais nova Arquidiocese mantém a extensão territorial da então Diocese de Santarém com 171.906 Km² e possui 447.923 habitantes, formada por sete municípios: Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Prainha, Monte Alegre e Almeirim. Possui 12 regiões pastorais, 24 paróquias, 19 áreas pastorais e 803 comunidades.

Dom Irineu Roman – Natural de Vista Alegre do Prata, estado do Rio Grande do Sul, foi ordenado sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, em 1º de janeiro de 1990, em sua cidade natal. Ele foi eleito pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, também em Vista Alegre do Prata. No dia 6 de novembro 2019, o Santo Padre o nomeou como o primeiro Arcebispo de Santarém.

Seguindo o seu lema episcopal, “Vim para servir”, o arcebispo afirmou que está pronto “a servir com fé, com amor e com dedicação a esta Igreja, estas comunidades, a todo esse povo que compõe a região do Baixo Amazonas”. Ele reconhece que é muito trabalho, e por isso pede muita sabedoria para conduzi-lo. “O importante é que possamos caminhar juntos com todas as forças existentes nesta região”, destacou.