O papa Francisco e o Laicato: os desafios para uma Igreja em saída, foi o tema do Seminário Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) que aconteceu de 14 a 16 de setembro, na Paróquia São Francisco Xavier, em Belém.

O credenciamento começou às 15h da sexta-feira (14/09). “O Seminário foi feito por várias mãos, todos ajudaram para que nesses dias os leigos que compõem a maior parte da Igreja pudessem difundir mais o evangelho”, disse Leila do Instituto Pastoral Regional – IPAR.

Após o jantar, ocorreu a abertura do evento pela Cristiane Araújo, secretária executiva da CNBB N2, Irmã Vania Carvalho, diretora do IPAR e dom Pedro Conti, bispo da Diocese de Macapá que ressaltou a importância da participação de todos.

No sábado (15/09), “Terá no exemplo de Jesus de Nazaré o seu exemplo mais forte. Por isso defenderá ainda mais o Deus da vida e prática libertadora de Jesus”, falou Márcia Signorelli do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB

O seminário reuniu mais de 200 pessoas durante os três dias. A participante Denise Andrade acredita que “O leigo (a) deve ser assim comprometido com o projeto de Jesus. As Santas Missões Populares – SMP é outro seguimento da caminhada. Nesses dais tivemos muita dança e juntos nos confraternizamos e foi contagiante a alegria”.

Monsenhor Raimundo Possidônio explicou sobre o documento Amazônia – Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia integral e o principal objetivo que é preparar as Comunidades para o Sínodo “ A primeira atitude que o papa está pedindo para nós é a da Escuta, devemos escutar, falar pouco e escutar bastante. O material está sendo divulgado para todo Brasil pra gente estudar, a o Ver, Discernir e o Agir”.