A Terra não poderá ser vendida para sempre, porque a terra me pertence, e vocês são para mim imigrantes e hóspedes”. Lv 25, 23.

Fomos surpreendidos na tarde de ontem com a triste notícia do assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, o Sr. Carlos Cabral, 58 anos. Era uma pessoa de bem que buscava o bem do povo de Deus, sobretudo o povo do campo.

Expressamos como pastores de nosso povo, nossa solidariedade e orações de conforto à família enlutada, à sua irmã que é Religiosa Franciscana, em Ceres – GO. Assim como à família dos Trabalhadores do Sindicato e da Federação dos Trabalhadores Rurais do Pará (FETAGRI).

Segundo documentos da Comissão Pastoral da Terra, organismo pastoral da CNBB, o Sr. Carlos Cabral recebeu ameaças de morte desde 14 de julho de 2001, (Cadernos de Conflitos 2001 da CPT).

Não podemos ficar inertes diante de tantas mortes violentas de trabalhadores (as) e de suas lideranças em nossa região. Assim como diante de tantos massacres ocorridos no solo paraense, entre os quais, destacamos: o de Pau d’Arco, Baião, Eldorado de Carajás etc… Deus quer que todos vivam bem, sem a morte de pessoas inocentes, de pessoas que lutam para que o bem e a justiça reinem no mundo de hoje.

Esperamos das autoridades uma investigação célere e profunda para apurar mais esse crime, e que seus executores e mandantes sejam punidos para que o povo de Deus na terra possa viver, plantar e colher em Paz. Como Igreja presente no campo, através da Comissão Pastoral da Terra (CPT), pedimos a Deus a vida sobre a morte e às autoridades civis da Secretaria de Segurança Pública, para que investiguem o caso em busca da verdade dos fatos e que seja feita justiça.

Estamos em busca de uma civilização do amor, onde se supera a violência e a morte. Cristo Ressuscitado dentre os mortos anime a caminhada de todas as pessoas em busca da justiça e o do bem no campo e na cidade.

“NENHUMA FAMÍLIA SEM CASA, NENHUM CAMPONÊS SEM TERRA, NENHUM TRABALHADOR SEM DIREITOS” ( Papa Francisco).

O Senhor nos mantenha unidos. Supliquemos as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré e de Santo Antônio, na véspera de sua festa e o Deus Uno e Trino nos ajude a lutar sempre para o bem de todas as pessoas.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –

CNBB Regional Norte 2