No dia 23 de fevereiro de 2022, as 9h30, no auditório Arara Azul da Faculdade Católica de Belém em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, aconteceu a primeira reunião presencial da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) neste ano, após o tempo pandêmico. Com a presença de Dom José Maria Chaves dos Reis, bispo de Abaetetuba e referencial para OSIB Regional e de 16 formadores das diversas casas de formação foi feito um balanço dos últimos seis anos da atuação da OSIB no Regional sob a presidência do Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins do clero da diocese de Cametá, ao mesmo que se projetou luzes de esperança sobre os rumos da OSIB para os próximos anos levando em consideração o contexto atual.

 

Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova presidência. Foi eleito presidente da OSIB Regional Norte 2, o Padre Renilson Macedo de Souza, reitor do Seminário Santo Oscar Romero da Diocese de Abaetetuba; vice-presidente o padre Jailton Barros dos Santos (Pe. Tiago), reitor do Seminário Dom Vicente Zico (Comunidade Sementes do Verbo) da Arquidiocese de Belém; secretário padre Rubinei Valente Coelho, reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Santarém; tesoureiro o padre Valdinei de Lima Silva, reitor do Seminário Providentino Mons. Edmundo Igreja  da Arquidiocese de Belém.

 

Dom José Maria parabenizou a atuação dos formadores, destacando a importância do serviço que prestam, dizendo que fez parte da OSIB como presidente regional, destacando a proximidade e entreajuda entre as casas de formação. Ressaltou ainda que, a animação das vocações no regional deve ser uma missão também da OSIB, dando especial atenção aquelas Igrejas Particulares dentro do regional que encontram dificuldades neste campo. É urgente estender as dioceses este serviço, para criar a cultura vocacional, concluiu.

 

O Pe. Raimundo Nonato Rodrigues Martins, que presidiu a OSIB Regional nos últimos seis anos, ressalta que “a OSIB, é um organismo ligado ao Comissão para os Ministérios Ordenados a e Vida Consagrada da CNBB que está a serviço do acompanhamento daqueles que formam os outros, os formadores e que, a formação é algo que exige confiança no chamado de Deus, amor a Igreja, investimento humano, dedicação e compromisso mútuos, pois estamos lidando com vidas e vocações e, isso implica seriedade, pois mesmo que um jovem não chegue a ser presbítero, será um cristão e cidadão comprometido na Igreja e na sociedade”.

 

O novo presidente, padre Renilson, expressou sua disponibilidade em contribuir com a missão da OSIB Regional, mesmo sendo novo na tarefa de formar os novos pastores da Igreja de Abaetetuba. Concluiu dizendo que, conta com a ajuda de todos.

A reunião foi encerrada com a posse da nova presidência e a oração pelas vocações do Papa Paulo VI.

Veja as imagens: