Terminou nesta quinta-feira, 19, o Retiro do Clero Diocesano de Cametá. Realizado no Centro Mariápolis Glória, em Benevides-PA, o momento de espiritualidade dos padres iniciou na última segunda-feira, 16, e teve como principal pregador o missionário redentorista, Pe. Antônio Niemiec. O sacerdote é ex assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária (CNBB) e secretário da Pontifícia União Missionária.

O retiro do Clero contou, neste ano, com a presença de: 22 padres diocesanos, 01 padre providentino, 1 diácono e 1 seminarista em fase de estágio pastoral.

Durante estes dias de encontro, os participantes puderam refletir o tema: “Espiritualidade Missionária – Batizados e Enviados”. O orientador destacou, logo em suas palavras iniciais, que o retiro é tempo para visualizar a prooposta do Senhor (Hb 1, 1-2.4), e ainda apontou três palavras-chave, para nortear o retiro:
Tempo de RE- VISÃO – no sentido de uma nova visão. Ver de um modo novo a vida, a atuação missionária, a consagração e o sacerdócio.

RE- UNIÃO– uma experiência de reunir de novo. Unir o que foi partido, dividido, desintegrado…

RE- CREIO – descanso físico e interior. Re-criar-se, re- fazer-se. Crer de novo.

Sínodo – O encontro também foi de partilha e apontamento sobre o Sínodo para a Amazônia que inicia no próximo dia 06 de outubro, em Roma. Nesta quinta-feira, finalizando o retiro, o Clero de Cametá gravou um vídeo de apoio ao Sínodo, incentivados pelo bispo diocesano, dom José Altevir da Silva. Confira: