O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16 de março, o monsenhor Raimundo Possidônio Carrera de Mata como Bispo coajutor da Diocese de Bragança (PA).  Desde do 15 de fevereiro de 2020, ele exerceu a sua função como pároco da Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor, no município de Ananindeua (PA).

Trajetória pessoal e eclesial 

Raimundo Possidônio Carrera da Mata,  Nasceu no dia 31 de Março de 1950, no Distrito de Icoaraci – Belém do Pará, fez os seus estudos fez seus estudos fundamentais (Primário e Ginásio) em sua cidade natal, concluindo-os no Seminário São Pio X (Seminário Menor da Arquidiocese de Belém), onde entrou em 1968. Estudou o Clássico no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor  (1970-1972). Cursou Filosofia e Teologia no Instituo de Pastoral Regional-IPAR/UFPA (Bacharelado em Teologia (1973/78). Foi ordenado Diácono no dia 07 de junho de 1976

Nesse período exerceu as funções de auxiliar da formação do Seminário São Pio X. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de junho de 1978. Especialização em História da Igreja na América Latina (Assunção / PUC – SP 1982),Mestrado História Eclesiástica em Gregoriana (Roma) em 1987. Iniciou o Doutorado em História da Igreja (2000) (não concluído)

Como professor, iniciou a lecionar em 1982 no IPAR (Instituto de Pastoral Regional (Norte 2), e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese. atuando na área da História da Igreja, História da Igreja na América Latina/Brasil, História da Igreja na Amazônia História das Religiões, Ecumenismo. Também é Assessor de diversos cursos na área da Religiosidade/Catolicismo popular e Catequese.

Assessor de Assembleias Diocesanas do Regional Norte II. Foi vice-diretor do IPAR (Instituto de Pastoral Regional),Diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Belém (de 1994 a 1999) Foi cerimoniaria da Arquidiocese de Belém de 1989 a 2009.  De abril de 2009 a março de 2010 foi Administrador Diocesano da Arquidiocese de Belém. Recebeu o título oficial de Monsenhor em 2010 e recebeu Medalha de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belém.

Desde 2004 é Vigário Geral da Arquidiocese de Belém e foi coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Belém de 2004 até fevereiro de 2020. Desde 1980 exerceu funções de pároco em diversas paróquias da Arquidiocese como a Santo Antônio do Coqueiro (1980/85), administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Icoaraci (1987/88), 1º. Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (1988/92) e primeiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Outeiro e Ilhas Adjacentes (1994/1999).

Foi Administrador Paroquial da Paróquia de Sant’Ana (2000/2001), voltando a administrar a Paróquia da Conceição em Outeiro (2001/2002). Foi pároco da Paróquia São Joao Batista e Nossa Senhora das Graças (2002/2011) e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima entre de 2011 até 14 de fevereiro de 2020. Em 15 de fevereiro do mesmo ano tomou posse como Pároco da Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor (Ananindeua).

Participou como assessor de diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia (Manaus 1997 – Manaus 2007 – Santarém 2012 – I Encontro da Igreja na Amazônia Legal 2012 – II Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal 2016 -III Encontro dos Bispos na Amazônia Legal 2018). Colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA). Participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amaz  ônica (REPAM – 2014). Participou da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019) Participou do Sínodo para a Amazônia: reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris, e durante o Sínodo da elaboração do Documento Final.

 

Saudação da CNBB Norte 2  Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata

“É necessário que eu evangelize, pois esta é a minha missão” (Ref. Lc 4,43)

 

Estimado irmão, Monsenhor Cid,

A Graça e a Paz de Deus esteja contigo!

 

Nós, Bispos das 14 circunscrições eclesiásticas do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), te acolhemos em nosso meio com o espírito de alegria e fraternidade, já vivido por nós na constante convivência que possuímos em razão da evangelização da Igreja na Amazônia, onde Vossa Excelência é um símbolo da voz profética que anuncia, testemunha e ensina.

Nos recorda o salmista que, “os desígnios do Senhor são perfeitos, alegria ao coração” (Sl 19,8), e hoje nossa Igreja testemunha e confirma esta palavra. É propício que neste tempo quaresmal onde refletimos a Campanha da Fraternidade sobre Educação, Vossa Excelência, Monsenhor Cid, profundo conhecedor da História da Igreja, professor de uma geração dos padres, religiosos e leigos de nosso Regional, seja eleito Bispo da nossa amada e histórica Igreja de Bragança do Pará.

Como bem nos ensina a Igreja, na tríplice múnus do Pastor de cada Igreja Particular, está o dever de santificar, governar e ensinar. Não temos dúvida, Monsenhor, de vossa competência e sabedoria na realização desta missão, e nossa certeza é amparada nas mais de quatro décadas de vosso ministério sacerdotal que se resumem a uma vida doada pela Igreja, pautada na integridade do vosso caráter e na liberdade da verdade que o senhor carrega consigo e transparece no modo de relacionamento com todos os irmãos que convosco convivem.

Deus seja louvado neste dia de alegria para a Igreja de nosso Regional. Deus seja louvado por eleger alguém tirado do meio deste povo, gerado no seio da antiga Vila Sorriso (hoje chamada de Icoaraci), para ser Bispo numa Igreja tão rica, formosa e plural, como a da Diocese de Bragança do Pará.

Que a Virgem Maria, tão presente em vossa caminhada, seja com os títulos de Senhora das Graças ou Fátima, e São João Batista, santo que lhe inspira no serviço profético, com o Glorioso São Benedito e a Senhora do Rosário, conduzam vosso coração sacerdotal nesta nova missão que agora o senhor assume. Seja bem-vindo, Monsenhor Cid, e fique certo de nossa felicidade por agora contar convosco em nosso serviço eclesial.

 

Dom Bernardo Johannes Bahlmann

Presidente do Regional Norte 2 – CNBB