O Papa Francisco, através de seu Secretário de Estado, o Cardeal Pietro Parolin, enviou à Igreja no Brasil uma carta por ocasião da abertura do Ano do Laicato, realizada no último domingo, 26, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

A carta foi lida nesta terça-feira, 28, no lançamento do Ano na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília,  durante a abertura da última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) de 2017.

Na carta, o Santo Padre pediu que os os leigos sintam-se animados e protagonizem o desenvolvimento da “nova saída missionária”. O Papa pontuou também a iniciativa de sair para evangelizar, “não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”, exortou Francisco.

O Pontífice ainda mostrou conhecimento acerca do atual momento vivido no Brasil, e com suas palavras animou o povo brasileiro a ser fermento de uma sociedade em renovação. “E, nesse momento particular da história do Brasil, é preciso que os cristãos assumam a responsabilidade de ser o fermento de uma sociedade renovada, onde a corrupção e a desigualdade deem lugar à justiça e solidariedade”, afirmou.

 

Confira a carta na íntegra: