Em mutirões de seminários online realizados pelos regionais, no dia 03 de julho de 2020, foi a vez dos Regionais Norte 2 e Norte 3 se encontrarem virtualmente para a 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”. Dentre os objetivos que motivaram o seminário, possibilitar espaços de encontro das lideranças eclesiais e dos movimentos populares foi um deles, além de garantir o espaço da escuta (oportunidades e ameaças) do cenário local para a realização da 6ªSSB, subsidiando elementos para elaboração do plano de ação da Semana no regional.

O evento iniciou às 19h30 e foi mediado pela secretária nacional da 6ªSSB, Alessandra Miranda. A articulação do regional norte 2 da CNBB ficou aos cuidados do Prof. Francisco Araújo e Prof. Victor Paiva, Franciscanos Seculares no regional, que mobilizaram 30 lideranças. Igualmente, foram mobilizadas 30 lideranças pastorais do regional norte 3, aos cuidados de Edmundo Rodrigues Costa.

Atendendo aos apelos do mutirão pela vida, o Seminário reuniu 50 participantes, sendo 21 do norte 2; 26 do norte 3; Alessandra Miranda,  Daniel Seidel e Osnilda de Matos Sander (Equipe de Comunicação da 6ª SSB).  Após a oração inicial, ocorreu um momento formativo sobre a atual conjuntura e tema e eixos da 6ªSSB com o Assessor Prof. Daniel Seidel. Seguindo com o bate papo – reações dos participantes, sobre as perguntas norteadoras: quais as potencialidades do regional para a realização da 6ªSSB? O que e como pode ser feito?.

A 6ªSSB é uma mobilização que já começou e pretende seguir até o ano de 2022. Cada Diocese tem autonomia para melhor vivenciar o mutirão pela vida podendo seguir o guia metodológica que será disponibilizado em breve pela secretaria nacional. As lideranças da CNBB Norte 2 estão animadas em mobilizar as reflexões sobre os eixos: Democracia, Soberania e Economia. E estiveram presentes no Seminário Regional representantes de diversos espaços eclesiais como: (Arqui)Dioceses de – Ponta de Pedras,  Castanhal, Xingu, Bragança, Marajó, Cametá, Marabá, Abaetetuba, Belém e Santarém; Organismos/ Pastoriais – Menor (PAMEN), Aids, Juventude, Afro-brasileira, Pescadores, Cáritas, CRB, (Laicato) OFS, CPT, PASCOM e CIMI.

Para encerrar, a oração final foi motivada por Edmundo Costa e a benção de envio por Dom Philip Eduard Roger Dickmans (Diocese de Miracema do Tocantins). Os articuladores irão se mobilizar para realizar atividades em seus regionais, dioceses e paróquias em preparação para Seminário Nacional agendado para ocorrer no dia 05/08/2020.

Saiba mais sobre a 6ªSSB aqui