A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 19/12, a decisão do papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de Palmeira dos Índios (AL), o padre Manoel de Oliveira Soares Filho, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA). O sacerdote é incardinado na Diocese de Bragança do Pará e tem vasta experiência na organização pastoral de sua respectiva Diocese. O lema episcopal escolhido por padre Manoel é retirado de Lucas (5,5): “Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

A ordenação episcopal deve ocorrer no próximo dia 24 de fevereiro, às 09h, no Ginásio de Esportes Dom Eliseu Maria Corolli, em Bragança. Serão os principais ordenantes: dom Jesus Maria Cizaurre, bispo de Bragança (PA); dom Luís Ferrando, bispo emérito de Bragança (PA); e dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal (PA).

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Bragana (PA)

Mons. Manoel – O eleito é natural de São Domingos do Capim (PA) e nasceu no dia 25 de setembro de 1965. Filho de Manoel Ferreira Soares e Dolores de Oliveira Soares.
Já em Bragança, residindo no Seminário Menor, cursou os três anos do Magistério no Instituto Santa Teresinha. Posteriormente, já no Seminário Maior da Diocese, em Ananindeua, cursou no Seminário Arquidiocesano São Pio X a Filosofia e a Teologia. Mais tarde, já como padre, se graduou em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Miguel Giambeli no dia 28 de junho de 1992, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondon do Pará (PA). Depois de ter exercido seu ministério diaconal principalmente em Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, dom Miguel Maria Giambelli o ordenou sacerdote em 26 de setembro de 1993, na Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Capim (PA), que pertencia na época à Diocese de Bragança.
Tomou posse de sua primeira paróquia, Santa Luzia, no dia 03 de abril de 1994; permanecendo aí até o final do ano 2000. Foi empossado pároco em Ourém (PA), Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no dia 25 de março de 2001. Nesta paróquia permaneceu até o final do ano de 2008.
Já em 2009, no dia 22 de fevereiro, assumiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bragança, onde permaneceu por apenas 2 anos. E devido a uma necessidade da Diocese, foi enviado para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Irituia (PA), em maio de 2011.
No dia 04 de fevereiro de 2018 assumiu sua atual paróquia, Nossa Senhora Aparecida, em Dom Eliseu (PA). E recentemente, há pouco mais de um mês, foi eleito Vigário Episcopal da região 4 da Diocese de Bragança do Pará.
Padre Manoel Filho, simultaneamente aos cargos de pároco que sempre exerceu, sempre teve grande envolvimento no que tange a organização pastoral da Diocese.

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Bragana (PA)

Palmeira dos Índios – A Diocese de Palmeira dos Índios tem sua sede em cidade homônima, no agreste alagoano. É a quarta maior cidade do estado de Alagoas. Tem por padroeira Nossa Senhora do Amparo.

A Diocese foi criada pelo Papa São João XXIII em 1962, mesmo ano de início do Concílio Vaticano II. Pertence ao Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Maceió. Cerca de 136 km é a distância entre Palmeira dos Índios e a capital alagoana.

Em 2004, a diocese contava com uma população aproximada de 559.673 habitantes, com 84% de católicos. O território da diocese é de 11.027 km², organizado em 27 paróquias.