De 06 a 8 de julho acontece o II Congresso das Paróquias Verbitas, que será realizado pelos missionários do verbo Divino, com a presença de leigos, leigas, confrades, bispos, padres, religiosos e religiosas, no Centro de Formação Emaús, em Santarém.

Em torno de 100 pessoas são esperadas para o evento. “O nosso grande objetivo é este: partilhar nossa experiência missionária; crescer nessa comunhão com os leigos e estar cada vez mais enraizado na missão aqui na Amazônia”. Disse o padre Arilson Lima, coordenador do Congresso.

O bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, o bispo da Diocese de Óbidos e presidente do Regional do Norte II da CNBB, Dom Bernardo Bahlmann, do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, entre padres diocesanos, religiosos e religiosas participarão.

Pe. Arilson fala também da importância do congresso que os “Nossos leigos são os grandes colaboradores da missão e celebrando este Ano Nacional do Laicato e ouvindo o apelo do Papa Francisco, que nos convida a sermos uma Igreja cada vez mais missionária e em saída, nós estamos realizando este segundo congresso”.

Verbitas na Amazônia

Os Missionários da Congregação do Verbo Divino estão na Amazônia desde 1980 em trabalho de evangelização. Na Região eles atuam em quatro distritos: Santarém, Belém-Macapá, Transamazônica e Óbidos. Nesses locais eles estão presentes em três áreas pastorais e 10 paróquias. Na Diocese de Santarém, os verbitas seguem em missão nas Paróquias São Raimundo Nonato, bairro Aldeia, e Nossa Senhora do Rosário, grande Área do Santarenzinho, e nas Áreas Pastorais São Mateus, grande Área do Maracanã, e Santo Arnaldo Janssen, região do Arapiuns.

Na Amazônia os verbitas têm as seguintes prioridades: luta pela defesa da vida dos rios, florestas, povos e toda a criação. E a valorização de toda a luta dos povos tradicionais na defesa de seus territórios e o trabalho e organização dos agricultores familiares.

Fotos: Divulgação – Verbitas