O Setor Juvenil da Diocese de Castanhal realizou neste sábado, 23/07,  a XVI Caminhada da Juventude. A programação teve início às 07h00, com a Celebração Eucarística presidida por dom Carlos Verzeletti, no “ Trevo do Atalaia”, em Salinópolis.

 

Sustentados pela fé em Cristo e movidos pela essência do tema guia:  ” Sou Jovem, sou de Cristo e vou participar”, os jovens de toda a diocese, sob a coordenação do padre Antônio Sousa e equipe de colaboradores, num empenho conjunto de animadores e seus párocos, organizaram, formaram e realizaram encontros paroquiais, despertando expectativas para esse momento. Afinal, por causa da Covid-19, foram dois anos sem este modelo de caminhada que já faz história na Igreja de Castanhal.

Logo no início do dia, caravanas de jovens, vindos das paróquias, se concentravam no trevo. Dom Carlos Verzeletti, durante a celebração, com palavras de acolhimento e cheias de amor para com a juventude, os conscientizava do grande valor que os Jovens têm e representam para a Igreja e para a sociedade; a importância da participação e a responsabilidade que cada um tem em anunciar Jesus Cristo a outros jovens.

O sol era forte e começava a caminhada. A passo de caminhada daquela multidão de jovens estava centrado na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, que ia adiante deles, conduzido pelo bispo. Alguns quilômetros, aproximadamente 8, são o percurso do Trevo do Atalaia ao Promontório. Parte dele está na rodovia PA – 444 que liga o Trevo à Praia do Atalaia, continuando, depois, por uma estrada de chão que, atravessando um coqueiral, chega ao Promontório.

Promontório quer dizer lugar que avança para o mar ou oceano, escarpado, com penhascos a vista. Em Salinópolis, os olhos se perdem para o horizonte da Costa do Atlântico Sul. Depois da longa caminhada, a juventude chega ao Promontório. Todos se destinam à Tenda da Presença, onde é posto o Ostensório com Jesus Sacramentado. O convite feito por Dom Carlos é que todos participem do sacramento da Reconciliação.

” Sou Jovem, sou de Cristo e vou participar”, foi a catequese do dia. A temática da XVI Caminhada da Juventude, um sinal de sinodalidade com o tema da Carta Pastoral 2022: “Fora não dá, batizado eu sou. Participar eu vou!”, foi apresentado por Padre Davide D’Alessio e estava focado no Sonho de Deus: o desejo de ver o homem livre do pecado que o afasta do Senhor.

Outro belo momento foi o almoço. Sob as tendas armadas no Promontório estavam centenas de jovens. Os tapetes, estendidos sobre a grama, eram a mesa da partilha. Um gesto de fraternidade se espalhava entre eles: “pão em todas as mesas … “e a festa acontecia.

A animação ficou por conta de um grupo de jovens das paróquias de Santa Izabel, Igarapé-Açu, Maracanã e Salinópolis. A força jovem e a coreografia própria das canções, os levavam a gastar as energias, fortificar a convivência grupal e assumir numa só voz a proposta do “Sonho de Deus”.

Momento de construção do Ícone da XVI Caminhada da Juventude. As manifestações de fé dos jovens foram apresentadas por foranias: grupos de paróquias. Eram os retratos das presenças dos jovens nas atividades sócio-transformadoras e na vida pastoral de suas paróquias, tecendo, assim, o mapa da Diocese de Castanhal.

É o pôr do sol e o Promontório se torna lugar de celebração. O Santíssimo Sacramento sai em procissão da Tenda da Presença e se dirige para a esplanada em frente ao oceano. Dom Carlos conduz o Ostensório com Jesus Sacramentado. Inicia-se o momento mais alto do grande encontro: a Adoração Eucarística. É a oração pessoal, a entrega e a gratidão de sentir-se cada um amado por Deus: o Amor de Deus que doa seu próprio Filho Jesus Cristo para a salvação do mundo”.

A noite vai chegando e o som das ondas e do vento crescem na comunicação do dia que finda, com o término da XVI Caminhada da Juventude e o desejo que Deus permaneça no coração de todos os jovens.

Vânia Sagresti – Pascom Diocese de Castanhal

Fotos de Brad Netto/ Jandeson Boni/Alyson Jr/Leonan Rayol/ Gustavo Guimarães.