por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Apostolado da Oração – AO, da Diocese de Macapá realizou, no dia 15 de março, na comunidade São Paulo Apóstolo, pertencente a Paróquia São Pedro Apóstolo, uma manhã de Espiritualidade que contou com cerca de 200 membros do Apostolado que sob o tema “Pelas Famílias em Crise”, tiveram a assessoria espiritual do padre Eugênio Venzon.
Com o objetivo de serem amigos e apóstolos de Jesus, e colaborar na salvação do mundo, os ‘Encontros de Espiritualidade Diocesano’ acontecem para que se possa unir os grupos de membros do Apostolado, com a finalidade que vai muito além da realização de uma palestra. “Este mês o tema escolhido, a partir da intenção do Santo Papa, apresentado na Revista Mensageiro, foi dedicado para que as famílias divididas encontrem no perdão a cura de suas feridas, redescobrindo, até mesmo nas diferenças, as riquezas de cada um. Esta intenção é um oferecimento Diario, oração que todos os dias os membros do Apostolado devem fazer ao levantar pela manhã. Nossos encontros diocesanos reunem sempre entre cento e noventa e duzentas pessoas, quando o encontro é em nível paróquial a participação é menor”, contou a coordenadora diocesana do Apostolado Nazaré Craveiro, sobre a dinâmica dos encontros dos membros.
Os encontros de Espiritualidade acontecem quatro vezes ao ano, com três encontros em Macapé e um em Santana, e a participação é aberta a quem desejar participar “qualquer pessoa pode participar, independente de sexo. Basta procurar na sua paróquia a coordenação do Apostolado para saber mais informações como os dias de encontro, para que possam estar juntos e assim mostrar a todos o quanto é maravilhoso ser membro do Apostolado. Todos se envolvem de uma maneira ou de outra, seja na organização, no café compartilhado, na recepção, na Adoração e na própria Missa que acontece sempre no final do encontro, é muito maravilhoso”, convidou a coordenadora diocesana.
O que é o Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração -AO, é um caminho espiritual que a Igreja propões a todos os cristão para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária e despertar neles a capacidade missionária. Leva-os a uma aliança de amor pessoal com Ele, simbolizada no seu Coração.
O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs.
Os membros do OA tem pelo menos três atitudes diárias, que através do seu ritmo diário de oração colocam em prática. Para vivê-los, a pessoa vai escolher a modalidade que lhe inspire maior gosto espiritual e lhe ajude a estar mais disponível ao Senhor Ressuscitado. Pode-se recorrer a uma imagem de Jesus ou um crucifixo, pode ser num lugar especial em sua casa, pode ser recitando uma oração sugerida, pode ser usando meios digitais, etc.
– Com Jesus pela manhã: Ao iniciar o dia, num momento de silêncio, faço-me presente diante de Jesus Ressuscitado que está comigo. Peço ao Pai que me faça disponível à missão do Seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Posso expressar este oferecimento usando palavras minhas ou recorrendo a uma oração de oferecimento escrita. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para este mês.
– Com Jesus durante o dia: Em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe a minha disponibilidade “para trabalhar com ele de dia e vela com Ele de noite” (Exercícios Espirituais de Santo Inácio, 93).
– Com Jesus à noite: No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia, e agradeço. Pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão e também agradeço. Vejo como fui obstáculo à sua ação na minha vida e peço-Lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele. Jesus dá-me a sua bênção.