por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano, da Diocese de Macapá, recebeu no dia 5 de abril, o ‘Encontro de Legião de Maria’ que teve o objetivo de planejar as ações a serem realizadas ao longo do mês.
O Comitium (em latim que significa Comício) acontece sempre no primeiro sábado de cada mês e neles são partilhados, pelos seus coordenadores de grupos, os relatórios das atividades realizadas no mês anterior.
Segundo Maria Perolina Castro da Silva, presidente do Comitium de Macapá, o trabalho realizado pela Legião de Maria envolve todas as pastorais “os nossos praesidia [denominação, em latim, dos grupos da Legião] realizam as atividades nas paróquias, nas igrejas. Nós visitamos as famílias, ajudamos na catequese, ajudamos nas pastorais no que for necessário, sempre nos engajando nas pastorais, nas comunidades eclesiais de base, onde tem visita as famílias”.
Anualmente, nas proximidades da Festa da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria celebra a cerimônia da Acies (do latim que significa Parada Militar), em todo o Brasil. Em Macapá foi realizado no dia 23 de março, na Igreja de Jesus de Nazaré. Nesta cerimônia todos os legionários ativos e auxiliares, diante da imagem da Rainha Mãe, Maria Santíssima, renovam o juramento e fidelidade, e recebem a bênção e a força de Maria para continuar a combater o mal. Esta cerimônia simboliza a união e fidelidade ao serviço de Maria, que é considerada a festa central da Legião de Maria.
“O objetivo da Legião de Maria é anunciar o Evangelho e buscar a santificação pessoal e daqueles a quem se dá o anúncio”, explicou Maria Perolina sobre o objetivo central da Legião.
Os interessados em se tornar um legionário de Maria, basta procurar em sua paróquia o coordenador da Legião de Maria, para obter mais informações.